sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Há mais de 65 milhões de refugiados no mundo

Dia Mundial do Refugiado

Há mais de 65 milhões de refugiados no mundo

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Refugiado. Nunca houve tantos refugiados no mundo como agora: há mais de 65 milhões de deslocados. O Alto-Comissário das Nações Unidas para os refugiados assume estar preocupado com o aumento da xenofobia na Europa. A ONU pede uma resposta urgente para uma crise global sem precedentes.

  • Assinala-se hoje o dia mundial do refugiado

    Mundo

    Assinala-se hoje, dia 20 de junho, o dia mundial do refugiado. As Nações Unidas assinalam a data com o lançamento de uma campanha. "Estejam connosco", assim se chama a campanha que junta mais de 60 personalidades do mundo da música, do cinema e da televisão num apelo a que os países assumam responsabilidades nesta matéria. A ONU lança ainda uma petição para que os governos garantam segurança, educação e emprego aos quase 20 milhões de refugiados que existem em todo o mundo. O documento vai ser entregue a 19 de setembro, durante uma Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Portugal recebeu, até ao dia 16, quase 400 migrantes vindos da Grécia e da Itália.

  • Casal sírio vive com os sete filhos na Nazaré
    2:11

    Crise Migratória na Europa

    Portugal - que se mostrou disponível para receber cerca de 10 mil refugiados - acolhe neste momento cerca de 400. Na Nazaré, pai, mãe e sete filhos reconstroem os dias entre as memórias de um país em guerra. Uma família síria, que como tantas outras arriscaram a vida para ali estar. Pagaram quase quatro mil euros pela travessia muito arriscada de barco desde a Turquia até à Grécia, onde viram muitos morrer.

  • ONU lança vídeo de apoio aos refugiados
    1:34

    Crise Migratória na Europa

    A Organização das Nações Unidas lançou uma campanha e uma petição a apelar aos Governos para que garantam a segurança, a educação e o emprego dos quase 20 milhões de refugiados espalhados por todo o mundo. Veja aqui o vídeo com mais de 60 personalidades da música, cinema e televisão. A campanha #WithRefugees conta com nomes como Barbara Hendricks, Bryan Adams, Juanes, Scarlett Johansson, Helen Mirren, Benedict Cumberbatch, Ben Stiller e Patrick Stewart, assim como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, entre muitos outros.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.