sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Há mais de 65 milhões de refugiados no mundo

Dia Mundial do Refugiado

Há mais de 65 milhões de refugiados no mundo

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Refugiado. Nunca houve tantos refugiados no mundo como agora: há mais de 65 milhões de deslocados. O Alto-Comissário das Nações Unidas para os refugiados assume estar preocupado com o aumento da xenofobia na Europa. A ONU pede uma resposta urgente para uma crise global sem precedentes.

  • Assinala-se hoje o dia mundial do refugiado

    Mundo

    Assinala-se hoje, dia 20 de junho, o dia mundial do refugiado. As Nações Unidas assinalam a data com o lançamento de uma campanha. "Estejam connosco", assim se chama a campanha que junta mais de 60 personalidades do mundo da música, do cinema e da televisão num apelo a que os países assumam responsabilidades nesta matéria. A ONU lança ainda uma petição para que os governos garantam segurança, educação e emprego aos quase 20 milhões de refugiados que existem em todo o mundo. O documento vai ser entregue a 19 de setembro, durante uma Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Portugal recebeu, até ao dia 16, quase 400 migrantes vindos da Grécia e da Itália.

  • Casal sírio vive com os sete filhos na Nazaré
    2:11

    Crise Migratória na Europa

    Portugal - que se mostrou disponível para receber cerca de 10 mil refugiados - acolhe neste momento cerca de 400. Na Nazaré, pai, mãe e sete filhos reconstroem os dias entre as memórias de um país em guerra. Uma família síria, que como tantas outras arriscaram a vida para ali estar. Pagaram quase quatro mil euros pela travessia muito arriscada de barco desde a Turquia até à Grécia, onde viram muitos morrer.

  • ONU lança vídeo de apoio aos refugiados
    1:34

    Crise Migratória na Europa

    A Organização das Nações Unidas lançou uma campanha e uma petição a apelar aos Governos para que garantam a segurança, a educação e o emprego dos quase 20 milhões de refugiados espalhados por todo o mundo. Veja aqui o vídeo com mais de 60 personalidades da música, cinema e televisão. A campanha #WithRefugees conta com nomes como Barbara Hendricks, Bryan Adams, Juanes, Scarlett Johansson, Helen Mirren, Benedict Cumberbatch, Ben Stiller e Patrick Stewart, assim como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, entre muitos outros.

  • Negócios do fogo
    22:00

    Reportagem Especial

    Todos os anos, o Estado gasta centenas de milhões de euros para financiar os meios de combate aos incêndios. A reportagem especial da SIC denuncia falta de rigor e clareza em muitos dos negócios.

  • Porque têm as tempestades nomes?
    0:49

    País

    As tempestades passaram a ter um nome, partilhado pelos serviços de meteorologia de Portugal, França e Espanha. Nuno Moreira, chefe de divisão de previsão meteorológica do IPMA, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias para explicar que este método é também uma forma de sinalizar a dimensão das tempestades.

  • "Não podemos gastar o dinheiro e depois os filhos e os netos é que pagam"
    2:05

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, o reembolso antecipado ao FMI. O comentador da SIC defendeu que seria mais vantajoso se Portugal reembolsasse mais depressa, antes da subida das taxas de juro. Miguel Sousa Tavares considerou ainda que o reembolso da dívida é uma boa notícia, pois seria "desleal" deixar a dívida para "os filhos e os netos" pagarem.

    Miguel Sousa Tavares

  • Os efeitos da tempestade Ana em Portugal
    1:43
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59

    Mundo

    A tempestade Ana não causou apenas estragos em Portugal, mas também na Galiza, com a queda de árvores e cheias nas zonas ribeirinhas. No norte da Europa, as baixas temperaturas provocaram fortes nevões e paralisaram a Grã-Bretanha, com voos cancelados, escolas fechadas e estradas cortadas.