sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Há mais de 65 milhões de refugiados no mundo

Dia Mundial do Refugiado

Há mais de 65 milhões de refugiados no mundo

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Refugiado. Nunca houve tantos refugiados no mundo como agora: há mais de 65 milhões de deslocados. O Alto-Comissário das Nações Unidas para os refugiados assume estar preocupado com o aumento da xenofobia na Europa. A ONU pede uma resposta urgente para uma crise global sem precedentes.

  • Assinala-se hoje o dia mundial do refugiado

    Mundo

    Assinala-se hoje, dia 20 de junho, o dia mundial do refugiado. As Nações Unidas assinalam a data com o lançamento de uma campanha. "Estejam connosco", assim se chama a campanha que junta mais de 60 personalidades do mundo da música, do cinema e da televisão num apelo a que os países assumam responsabilidades nesta matéria. A ONU lança ainda uma petição para que os governos garantam segurança, educação e emprego aos quase 20 milhões de refugiados que existem em todo o mundo. O documento vai ser entregue a 19 de setembro, durante uma Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Portugal recebeu, até ao dia 16, quase 400 migrantes vindos da Grécia e da Itália.

  • Casal sírio vive com os sete filhos na Nazaré
    2:11

    Crise Migratória na Europa

    Portugal - que se mostrou disponível para receber cerca de 10 mil refugiados - acolhe neste momento cerca de 400. Na Nazaré, pai, mãe e sete filhos reconstroem os dias entre as memórias de um país em guerra. Uma família síria, que como tantas outras arriscaram a vida para ali estar. Pagaram quase quatro mil euros pela travessia muito arriscada de barco desde a Turquia até à Grécia, onde viram muitos morrer.

  • ONU lança vídeo de apoio aos refugiados
    1:34

    Crise Migratória na Europa

    A Organização das Nações Unidas lançou uma campanha e uma petição a apelar aos Governos para que garantam a segurança, a educação e o emprego dos quase 20 milhões de refugiados espalhados por todo o mundo. Veja aqui o vídeo com mais de 60 personalidades da música, cinema e televisão. A campanha #WithRefugees conta com nomes como Barbara Hendricks, Bryan Adams, Juanes, Scarlett Johansson, Helen Mirren, Benedict Cumberbatch, Ben Stiller e Patrick Stewart, assim como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, entre muitos outros.

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".