sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Médicos Sem Fronteiras resgatam 2.028 pessoas do mar Mediterrâneo em menos de 36 horas

A organização não governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) resgatou 2.028 pessoas do mar Mediterrâneo em menos de 36 horas, na quinta-feira e hoje, com recurso a três embarcações, segundo um comunicado de imprensa.

© Reuters Photographer / Reuter

A ONG afirmou que entre as pessoas salvas muitas eram mulheres e crianças, entre as quais um bebé com cerca de duas semanas.

Uma das embarcações de salvamento, "Bourbon Argos", começou a operação após ter recebido uma chamada do Centro de Coordenação de Busca e Resgate Marítimo de Roma às 03:30 de quinta-feira e, em poucas horas, salvou 1.139 pessoas que se faziam transportar em nove botes.

Citado no comunicado, Sebastien Stein, coordenador de operações do "Bourbon Argos" relatou o sucedido: "Um dos barcos estava a vir na nossa direção, lotado de pessoas em estado de pânico. Saltaram para o nosso bote e ainda tivemos de resgatar pessoas da água".

"Nunca vimos tanta gente apertada no Bourbon Argos", acrescentou.

O comunicado acrescenta que o coordenador-geral dos MSF na Itália, Tommaso Fabbri acusou os líderes europeus de não ajudarem a criar uma vida melhor para os que procuram entrar na Europa: "Líderes europeus continuam a procurar meios de enviar essas pessoas, e o seu sofrimento, de volta aos países de onde saíram".

A ONG iniciou as suas operações de resgate a 21 de abril e já resgatou do mar mais de 5.600 pessoas.

Desde 2014, mais de dez mil pessoas morreram ao tentarem atravessar o mar Mediterrâneo para chegar à Europa, segundo dados divulgados este mês pelas Nações Unidas.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.