sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Comissão Europeia sugere pagar mais 1.400 milhões de euros à Turquia para refugiados

A Comissão Europeia propôs hoje aos países europeus o pagamento de mais 1.400 milhões de euros à Turquia para que assista os mais de três milhões de refugiados sírios instalados no seu território.

Organizações que trabalham com os migrantes asseguram por seu lado que a operação afeta mais de 3.000 pessoas, entre as quais 300 crianças desacompanhadas.

Organizações que trabalham com os migrantes asseguram por seu lado que a operação afeta mais de 3.000 pessoas, entre as quais 300 crianças desacompanhadas.

© Pascal Rossignol / Reuters

O novo financiamento, enquadrado no fundo misto criado para enfrentar a crise de refugiados, será destinado a projetos nas áreas da educação, saúde, infraestruturas sociais, e ainda medidas de apoio socioeconómico, refere um comunicado do executivo comunitário.

"A Comissão comprometeu-se em ajudar os refugiados e as comunidades acolhidas pela Turquia o mais rapidamente possível, de forma eficiente e eficaz", sublinhou o comissário para a Política europeia de vizinhança, Johannes Hahn.

A Comissão também apresentou hoje aos Estados-membros o plano de execução humanitária para a Turquia, com um financiamento total de mais de 500 milhões de euros.

A União Europeia comprometeu-se a disponibilizar 3.000 milhões de euros para apoiar os refugiados na Turquia em 2015 e 2016 através do mecanismo de refugiados, exigindo como contrapartida que o país contenha a imigração ilegal com destino à Europa.

Destes 3.000 milhões, 740 milhões já foram destinados a assistência humanitária e não humanitária, refere ainda o comunicado da Comissão Europeia.

Lusa

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.