sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 3 mil refugiados chegaram à Europa nos últimos três dias

Cerca de 3.500 migrantes e refugiados chegaram a Itália e à Grécia desde terça-feira, informou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM), com sede em Genebra, na Suíça.

Entre o início do ano e a passada quarta-feira, entraram na Europa por via marítima perto de 231 mil migrantes e refugiados, contabiliza a organização.

No mesmo período, foram registadas quase 3 mil mortes na travessia marítima com destino à Europa, um número superior às 1.838 registadas nos primeiros seis meses do ano passado.

O principal país de origem dos mais de 230 mil refugiados que arriscaram a vida em barcos sobrelotados e mal equipados é a Líbia, seguindo-se o Egito.

A maioria dos salvamentos marítimos ocorreu no canal da Sicília, ao largo de Itália. Geralmente, os migrantes e refugiados resgatados são transportados para os portos das ilhas de Sicília e Lampedusa e para as regiões de Calábria e Apúlia, no Sul de Itália.

  • Crianças trocadas à nascença não querem mudar de pais

    Mundo

    Tem todos os ingredientes de um argumento de filme, mas aconteceu de facto na Índia. Dois bebés foram trocados à nascença na maternidade, os resultados de ADN confirmaram-no quase três anos depois, mas as crianças, atualmente com 2 anos e 10 meses, não querem mudar de família.

    SIC

  • Agressões e rascismo em escola de Portimão
    3:06

    País

    Queixas de agressões, insultos, discriminação e racismo numa escola básica de Portimão estão a ser alvo de um processo de averiguações, por parte da autarquia e da direção do agrupamento escolar. As denúncias partem de um grupo de pais e foram tornadas públicas pela organização SOS Racismo.  A principal visada é uma funcionária da cantina, mas também uma professora.

  • Os (maus) hábitos do português ao volante
    1:31