sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Cerca de 208 migrantes morreram no Estreito de Gibraltar em 2016

© Jon Nazca / Reuters

A Associação Pro-Direitos Humanos de Andaluzia (APDHA) disse hoje que 208 pessoas perderam a vida ao atravessar o Estreito de Gibraltar para alcançar a costa espanhola, durante o primeiro semestre do ano.

Segundo a APDHA, o número de óbitos registados no período entre janeiro e junho de 2016 supera as 195 pessoas mortas ou desaparecidas durante todo o ano de 2015

A organização afirma que neste semestre de 2016 apenas foram recuperados 21 corpos, em oposição aos 64 recolhidos no ano passado.

Para a APDHA, as ultimas politicas migratórias aprovadas em Espanha permitem "que continuem a perder a vida pessoas que tentam emigrar ou obter refugio e asilo no país".

Segundo um relatório da Organização Internacional para as Migrações (IOM, em inglês), 2.954 pessoas morreram no Mediterrâneo até ao momento, enquanto, em 2015, perderam a vida 3.770 pessoas durante todo o ano.

A APDHA exigiu "uma reconsideração global das políticas migratórias para que se possam converter numa gestão acolhedora, solidária e respeitosa dos direitos humanos".

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47