sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Cerca de 208 migrantes morreram no Estreito de Gibraltar em 2016

© Jon Nazca / Reuters

A Associação Pro-Direitos Humanos de Andaluzia (APDHA) disse hoje que 208 pessoas perderam a vida ao atravessar o Estreito de Gibraltar para alcançar a costa espanhola, durante o primeiro semestre do ano.

Segundo a APDHA, o número de óbitos registados no período entre janeiro e junho de 2016 supera as 195 pessoas mortas ou desaparecidas durante todo o ano de 2015

A organização afirma que neste semestre de 2016 apenas foram recuperados 21 corpos, em oposição aos 64 recolhidos no ano passado.

Para a APDHA, as ultimas politicas migratórias aprovadas em Espanha permitem "que continuem a perder a vida pessoas que tentam emigrar ou obter refugio e asilo no país".

Segundo um relatório da Organização Internacional para as Migrações (IOM, em inglês), 2.954 pessoas morreram no Mediterrâneo até ao momento, enquanto, em 2015, perderam a vida 3.770 pessoas durante todo o ano.

A APDHA exigiu "uma reconsideração global das políticas migratórias para que se possam converter numa gestão acolhedora, solidária e respeitosa dos direitos humanos".

Lusa

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00