sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Cerca de 208 migrantes morreram no Estreito de Gibraltar em 2016

© Jon Nazca / Reuters

A Associação Pro-Direitos Humanos de Andaluzia (APDHA) disse hoje que 208 pessoas perderam a vida ao atravessar o Estreito de Gibraltar para alcançar a costa espanhola, durante o primeiro semestre do ano.

Segundo a APDHA, o número de óbitos registados no período entre janeiro e junho de 2016 supera as 195 pessoas mortas ou desaparecidas durante todo o ano de 2015

A organização afirma que neste semestre de 2016 apenas foram recuperados 21 corpos, em oposição aos 64 recolhidos no ano passado.

Para a APDHA, as ultimas politicas migratórias aprovadas em Espanha permitem "que continuem a perder a vida pessoas que tentam emigrar ou obter refugio e asilo no país".

Segundo um relatório da Organização Internacional para as Migrações (IOM, em inglês), 2.954 pessoas morreram no Mediterrâneo até ao momento, enquanto, em 2015, perderam a vida 3.770 pessoas durante todo o ano.

A APDHA exigiu "uma reconsideração global das políticas migratórias para que se possam converter numa gestão acolhedora, solidária e respeitosa dos direitos humanos".

Lusa

  • Polícia belga deteve homem que conduzia entre a multidão em Antuérpia

    Mundo

    Foi hoje detido um homem que conduzia a alta velocidade no meio da multidão numa zona comercial de Antuérpia, na Bélgica. O suspeito já foi identificado, é francês e tinha várias armas no carro. As autoridades francesas suspeitam que o homem estava bêbedo e a tentar escapar à polícia, mas as autoridades belgas ainda não confirmaram esta versão.

    Em desenvolvimento

  • Neve corta estradas em Viseu
    2:04
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • As vantagens de comprar online
    8:03