sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgata 39 refugiados no mar Egeu

A equipa da Polícia Marítima (PM), em missão na Grécia, resgatou 39 migrantes e refugiados de um barco que se estava afundar no mar Egeu, anunciou esta quarta-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Em comunicado, a AMN adianta que o resgate dos 39 migrantes e refugiados, oito dos quais crianças, ocorreu na segunda-feira de manhã durante uma patrulha da equipa da PM, que recebeu a informação de que um barco estava a atravessar as águas do mar Egeu, dirigindo-se para a Grécia.

Quando a equipa de resgate portuguesa chegou junto ao barco, verificou que estava furado, a esvaziar-se e que rapidamente se ia afundar, além dos migrantes e refugiados estarem muito agitados e nervosos, tendo os elementos da PM decidido resgatá-los rapidamente, indica a AMN.

Segundo a AMN, os migrantes e refugiados foram transportados pela PM para a ilha de Lesbos, onde todos desembarcaram em segurança e se encontravam elementos da guarda-costeira grega e da agência europeia FRONTEX para ajudar no desembarque de refugiados e migrantes.

A AMN avança que foi necessário ministrar oxigénio a uma mulher devido à fadiga da viagem.

De acordo com a AMN, os 39 migrantes e refugiado eram oriundos do Afeganistão, Congo, Eritreia, Irão, Iraque, Mali, Paquistão, Senegal, Síria e Somália.

Uma equipa da Polícia Marítima, composta por 13 elementos, está no Mar Egeu, na Grécia, desde 01 de outubro do ano passado, no âmbito de uma operação da Agência Europeia da Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).

A operação, denominada "Poseidon Sea 2015", tem "o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço".

Segundo a AMN, a patrulha portuguesa resgatou, até ao momento, 3.277 refugiados e migrantes, 843 dos quais bebés e crianças e 711 mulheres, e deteve cinco facilitadores.

A PM vai manter o seu apoio à guarda-costeira Grega até 30 de setembro de 2016.

Lusa

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos 8 jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47