sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgata 39 refugiados no mar Egeu

A equipa da Polícia Marítima (PM), em missão na Grécia, resgatou 39 migrantes e refugiados de um barco que se estava afundar no mar Egeu, anunciou esta quarta-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Em comunicado, a AMN adianta que o resgate dos 39 migrantes e refugiados, oito dos quais crianças, ocorreu na segunda-feira de manhã durante uma patrulha da equipa da PM, que recebeu a informação de que um barco estava a atravessar as águas do mar Egeu, dirigindo-se para a Grécia.

Quando a equipa de resgate portuguesa chegou junto ao barco, verificou que estava furado, a esvaziar-se e que rapidamente se ia afundar, além dos migrantes e refugiados estarem muito agitados e nervosos, tendo os elementos da PM decidido resgatá-los rapidamente, indica a AMN.

Segundo a AMN, os migrantes e refugiados foram transportados pela PM para a ilha de Lesbos, onde todos desembarcaram em segurança e se encontravam elementos da guarda-costeira grega e da agência europeia FRONTEX para ajudar no desembarque de refugiados e migrantes.

A AMN avança que foi necessário ministrar oxigénio a uma mulher devido à fadiga da viagem.

De acordo com a AMN, os 39 migrantes e refugiado eram oriundos do Afeganistão, Congo, Eritreia, Irão, Iraque, Mali, Paquistão, Senegal, Síria e Somália.

Uma equipa da Polícia Marítima, composta por 13 elementos, está no Mar Egeu, na Grécia, desde 01 de outubro do ano passado, no âmbito de uma operação da Agência Europeia da Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).

A operação, denominada "Poseidon Sea 2015", tem "o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço".

Segundo a AMN, a patrulha portuguesa resgatou, até ao momento, 3.277 refugiados e migrantes, 843 dos quais bebés e crianças e 711 mulheres, e deteve cinco facilitadores.

A PM vai manter o seu apoio à guarda-costeira Grega até 30 de setembro de 2016.

Lusa

  • Militares da GNR saem hoje à rua em protesto

    País

    A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) e a Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) realizam esta quarta-feira uma ação de protesto em Lisboa devido "à falta de resposta" do Governo às principais reivindicações.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Marcelo termina hoje visita de Estado ao Luxemburgo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira a visita de Estado de dois dias ao Luxemburgo com uma agenda dedicada a projetos em que estão envolvidos portugueses, além de um almoço com o primeiro-ministro luxemburguês.

  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.