sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgata 31 refugiados do Mar Egeu

A equipa da Polícia Marítima (PM), em missão na ilha grega de Lesbos, resgatou 31 migrantes e refugiados do mar Egeu, numa altura em que se regista um aumento do fluxo migratório entre a Turquia e a Grécia.

No comunicado hoje divulgado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) refere que o resgate dos 31 migrantes e refugiados, dois dos quais crianças e cinco mulheres, aconteceu na quarta-feira de manhã durante uma patrulha da equipa da PM, que está na Grécia no âmbito de uma missão da agência europeia Frontex.

A AMN adianta que os migrantes e refugiados, oriundos dos Camarões, Egipto, Mali, Marrocos, Palestina, República Dominicana, Senegal e Síria, queriam chegar a território europeu "a todo o custo e não entendiam que a equipa da PM os pretendia ajudar".

Segundo a AMN, os migrantes estavam "muito agitados, nervosos, pouco cooperantes e não obedeciam às ordens" da equipa de resgate portuguesa e colocavam "em risco de vida" um bebé com poucos meses, uma criança com 2 anos e uma mulher em final de gravidez.

Depois de resgatados, foram levados para o porto grego de Skala Sikaminea, onde desembarcaram em segurança e ajudados por elementos da guarda-costeira da Grécia e da agência Frontex, que fazem o controlo de refugiados e migrantes.

Uma equipa da Polícia Marítima, composta por 13 elementos, está no Mar Egeu, na Grécia, desde 1 de outubro do ano passado, no âmbito de uma operação da Agência Europeia da Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).

A operação, denominada "Poseidon Sea 2015", tem "o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço".

Segundo a AMN, a patrulha portuguesa resgatou, até ao momento, 3.308 refugiados e migrantes, 845 bebés e crianças e 716 mulheres, e deteve cinco facilitadores.

A PM vai manter o seu apoio à guarda-costeira Grega até 30 de setembro de 2016.

Lusa

  • Circulação retomada na A23, mais de 1.600 operacionais no combate às chamas

    País

    A circulação rodoviária na A23 foi completamente restabelecida ao início da manhã depois de ter estado cortada por causa dos incêndios que, no total, mobilizam mais de 1.600 operacionais e contam com reforço espanhol. Nos vários fogos que atingem o país estão 1.648 operacionais no terreno, apoiados por mais de 500 viaturas e 15 meios aéreos.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.