sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 8.000 migrantes socorridos em cinco dias ao largo da Líbia

© Handout . / Reuters

Mais de 1.500 migrantes foram socorridos ao largo da Líbia, anunciou a guarda costeira italiana, o que eleva o número de pessoas resgatadas naquela zona a mais de 8.000 em cinco dias.

No total, a guarda costeira coordenou as operações de socorro de 14 embarcações, realizadas pelos seus navios, pelos da marinha italiana, da operação europeia contra os traficantes de pessoas Sophia e de organizações humanitárias.

Estes novos salvamentos elevam para mais de 8.000 o número de migrantes socorridos no Mediterrâneo em cinco dias.

Mas o total dos chegados à Europa desde o início deste ano, cerca de 94.000 pessoas, na maioria originárias da África subsaariana, "é o mesmo que no ano passado", salientou na rede social Twitter o porta-voz em Itália da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Flavio di Giacomo.

A travessia custou a vida a mais de 3.000 migrantes desde o início do ano, sobretudo ao largo da Líbia, ou seja, mais 50% que no mesmo período do ano passado, segundo as mais recentes estimativas da OIM.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.