sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 8.000 migrantes socorridos em cinco dias ao largo da Líbia

© Handout . / Reuters

Mais de 1.500 migrantes foram socorridos ao largo da Líbia, anunciou a guarda costeira italiana, o que eleva o número de pessoas resgatadas naquela zona a mais de 8.000 em cinco dias.

No total, a guarda costeira coordenou as operações de socorro de 14 embarcações, realizadas pelos seus navios, pelos da marinha italiana, da operação europeia contra os traficantes de pessoas Sophia e de organizações humanitárias.

Estes novos salvamentos elevam para mais de 8.000 o número de migrantes socorridos no Mediterrâneo em cinco dias.

Mas o total dos chegados à Europa desde o início deste ano, cerca de 94.000 pessoas, na maioria originárias da África subsaariana, "é o mesmo que no ano passado", salientou na rede social Twitter o porta-voz em Itália da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Flavio di Giacomo.

A travessia custou a vida a mais de 3.000 migrantes desde o início do ano, sobretudo ao largo da Líbia, ou seja, mais 50% que no mesmo período do ano passado, segundo as mais recentes estimativas da OIM.

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.