Presidente checo opõe-se a "qualquer acolhimento de migrantes"

Reuters
02.08.2016 16h53
O Presidente checo, Milos Zeman, opõe-se ao projeto do Governo de acolher, até 2017, cerca de 2.700 refugiados que atualmente se encontram em países mediterrânicos por temer ataques terroristas, anunciou o seu porta-voz.
"O Presidente opõe-se a qualquer acolhimento de migrantes em território checo. O nosso país não pode permitir-se correr o risco de ataques terroristas como aqueles que foram perpetrados em França e na Alemanha", afirmou Jiri Ovcacek.
"Dito de outra forma, ao acolher migrantes, criaríamos um ambiente propício a ataques terroristas no território da República Checa", prosseguiu Ovcacek, em conferência de imprensa transmitida em direto pela televisão pública CT 24.
A República checa deveria receber, no total, 2.691 refugiados até 2017, segundo o Governo tripartido de centro-esquerda do primeiro-ministro social-democrata, Bohuslav Sobotka.
Numa primeira fase, o executivo comprometeu-se voluntariamente a acolher 1.100 refugiados provenientes de Itália e da Grécia, no âmbito do programa de relocalização. Esse número foi posteriormente revisto em alta, passando para 2.691 pessoas.
O afluxo de migrantes à Europa é "absolutamente incontrolável e descontrolado", afirmou Ovcacek, em resposta à pergunta de uma jornalista sobre se o Presidente estava disposto a receber aqueles refugiados que fugiram à guerra e já se encontram na Europa.
"É preciso admitir, e vemo-lo também na Alemanha, que não somos capazes de distinguir entre os migrantes económicos e os refugiados [que fogem de uma situação] de guerra", disse o porta-voz.
Conhecido pela sua hostilidade à imigração, Milos Zeman tinha já criticado no domingo a política da mão estendida aos refugiados preconizada pela chanceler alemã, Angela Merkel, chegando mesmo a classificá-la como "destituída de sentido".
"Penso que a chanceler deveria mudar de opinião. Deveria reconhecer que a 'Wilkommenskultur' ('cultura de boas-vindas') se revelou destituída de sentido e que a Alemanha não é capaz de absorver uma tal quantidade de refugiados, sobretudo havendo 'jihadistas' entre eles", disse o chefe de Estado checo.
Lusa
Relacionados
-
Política de asilo de Merkel volta a ser alvo de críticas
O aliado político de Angela Merkel no estado da Baviera (sul da Alemanha) distanciou-se hoje novamente da política de acolhimento de refugiados defendida pela chanceler alemã na sequência dos ataques que têm afetado aquele país.
-
Xavi Hernández doa iate a angariação de fundos para resgatar refugiados
O ex-futebolista do FC Barcelona Xavi Hernández doou um iate à ONG Proactiva Open Arms, num leilão de angariação de fundos para o resgate de refugiados no mar Mediterrâneo central, informa hoje a agência EFE.
Na Homepage
- 2:12
Marcelo apela à reflexão sobre o sistema político e alerta contra "messianismos"
25.04.2018 às 13h17
- 0:52
Ministro da Saúde acredita que portugueses veem de forma positiva a evolução do SNS
Adalberto Campos Fernandes acredita que os portugueses veem de forma positiva a evolução do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nestes 44 anos de democracia.O ministro da Saúde admite, no entanto, que durante vários anos houve falta de investimento e que serão necessários mais 5 ou 6 anos para recuperar.
25.04.2018 às 11h42
-
- 1:38
"Gerar simpatias não é crime mas o Benfica foi longe demais"
25.04.2018 às 1h30
-
-
- 0:38
- 1:10
As imagens do resgate da Marinha Portuguesa em Lampedusa
Uma fragata da Marinha Portuguesa resgatou 138 migrantes, esta terça-feira ao largo da costa da ilha italiana de Lampedusa. A embarcação ilegal, em risco de afundamento, estava sobrelotada. Oito bebés viajavam a bordo.
25.04.2018 às 12h29
-
Norte-coreanos atacam relatório de diretos humanos dos Estados Unidos
A Coreia do Norte considerou "ridículas" as críticas norte-americanas sobre o respeito dos direitos humanos no país, a poucas semanas do encontro entre o líder norte-coreano e o Presidente dos Estados Unidos.
25.04.2018 às 9h11
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
- 6:24
- 15:09
O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
João Pinto Coelho ganhou o prémio Leya com o livro "Os Loucos da Rua Mazur". O romance parte de um episódio de um massacre de judeus levado a cabo por polacos. A Reportagem Especial acompanhou o autor para conhecer melhor a história desse 10 de julho de 1941.
24.04.2018 às 22h31
- 1:23
Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.
24.04.2018 às 21h33
- 1:31
-
Carta de Wagner contra os judeus leiloada em Jerusalém por 42 mil dólares
Uma carta do compositor Richard Wagner dirigida a um intelectual francês, prevenindo-o para "a influência" judaica na cultura, foi esta terça-feira vendida em leilão, em Jerusalém, por cerca de 42 mil dólares (34 mil euros).
24.04.2018 às 22h30
- 1:17