sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgatou 16 migrantes ao largo da costa grega

A Polícia Marítima (PM) resgatou na terça-feira à noite, no mar Egeu, 16 migrantes que se dirigiam numa lancha "pequena e frágil" para a Grécia, adiantou esta força policial, em comunicado.

Depois de ter recebido a informação de que a embarcação se dirigia para a costa grega, a equipa da Polícia Marítima - que se encontra em missão de patrulhamento de fronteiras na ilha grega de Lesbos desde 01 de outubro de 2015 -- "decidiu resgatar todas as pessoas": seis mulheres e 10 homens, "oriundos do Afeganistão, Camarões, Congo e Síria" e a quem foram distribuídas, durante o trajeto no barco da PM, águas, mantas e bolachas.

De acordo com a PM, as 16 pessoas, que seguiam numa lancha de fibra "pequena e frágil", estavam "muito assustadas e nervosas".

A lancha foi rebocada, com todos os pertences dos migrantes a bordo, pela embarcação de uma Organização Não Governamental (ONG) presente no local.

"À chegada ao porto de Skala Sikaminea, onde todos desembarcaram em segurança, já se encontravam elementos da guarda-costeira grega, da agência FRONTEX e de ONG, que ajudaram no desembarque e no controlo de refugiados e emigrantes", refere o comunicado da PM.

A equipa da Polícia Marítima, composta por 11 agentes e dois técnicos, está na Grécia até 30 de setembro integrada na missão da agência europeia FRONTEX, de controlo e vigilância de fronteiras, com o objetivo de combater o crime transfronteiriço.

"A PM já resgatou em segurança, e transportou para terra, 3371 refugiados e emigrantes que corriam risco de vida, dos quais 851 bebés e crianças e 732 mulheres, e deteve cinco facilitadores", de acordo com o balanço mais recente da polícia portuguesa.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".