sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Grécia tem pelo menos 41 mil refugiados e migrantes que procuram asilo

O ministro da Migração grego indicou esta terça-feira que a Grécia tem pelo menos 41.000 refugiados e migrantes que procuram asilo, a maioria dos quais são sírios que reúnem os requisitos para serem relocalizados dentro da União Europeia.

Yiannis Mouzalas disse em conferência de imprensa que os serviços gregos e das Nações Unidas registaram 54.000 refugiados e migrantes em território da Grécia entre junho e o fim de julho.

Mais de 41.000 deles, no continente, expressaram interesse em obter asilo, ou apresentaram pedidos formais.

Outros 2.000 concordaram em ser deportados para os países de origem.

Ao mesmo tempo, há mais 11.000 pessoas a serem registadas nas ilhas gregas, depois de terem ali chegado vindos da vizinha Turquia.

Mouzalas explicou que a operação foi batizada como "começar a dominar o caos" que tomou conta das autoridades gregas depois de uma série de países do leste europeu e dos Balcãs ter fechado as suas fronteiras aos migrantes a partir de fevereiro.

Antes do encerramento e de um acordo entre a União Europeia e a Turquia destinado a deter o afluxo de migrantes ao território dos 28 ter entrado em vigor, em março, mais de um milhão de pessoas passaram pela Grécia em 2015, sobretudo sírios em fuga à cruel guerra civil no seu país.

O ministro da Migração grego admitiu que há mais "cerca de 4.000" pessoas que estão a contornar o processo de registo, atravessando a fronteira com a ajuda de traficantes.

Mas Mouzalas negou relatos segundo os quais está a ser permitido a centenas de pessoas esgueirarem-se pela fronteira para a Macedónia e a Bulgária.

"Isso é mentira. Se houvesse 700 por dia a ir-se embora [como se diz], já não teríamos refugiados [na Grécia]", declarou.

Lusa

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39

    País

    Eleito com menos de 40% dos votos, Fernando Negrão desvaloriza as críticas de alguns deputados que consideram que a nova liderança parlamentar do PSD não está legitimada. Em entrevista à SIC Notícias, disse esta quinta-feira que não há problema se houver deputados a sair porque podem sempre ser substituídos.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00