sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Grécia tem pelo menos 41 mil refugiados e migrantes que procuram asilo

O ministro da Migração grego indicou esta terça-feira que a Grécia tem pelo menos 41.000 refugiados e migrantes que procuram asilo, a maioria dos quais são sírios que reúnem os requisitos para serem relocalizados dentro da União Europeia.

Yiannis Mouzalas disse em conferência de imprensa que os serviços gregos e das Nações Unidas registaram 54.000 refugiados e migrantes em território da Grécia entre junho e o fim de julho.

Mais de 41.000 deles, no continente, expressaram interesse em obter asilo, ou apresentaram pedidos formais.

Outros 2.000 concordaram em ser deportados para os países de origem.

Ao mesmo tempo, há mais 11.000 pessoas a serem registadas nas ilhas gregas, depois de terem ali chegado vindos da vizinha Turquia.

Mouzalas explicou que a operação foi batizada como "começar a dominar o caos" que tomou conta das autoridades gregas depois de uma série de países do leste europeu e dos Balcãs ter fechado as suas fronteiras aos migrantes a partir de fevereiro.

Antes do encerramento e de um acordo entre a União Europeia e a Turquia destinado a deter o afluxo de migrantes ao território dos 28 ter entrado em vigor, em março, mais de um milhão de pessoas passaram pela Grécia em 2015, sobretudo sírios em fuga à cruel guerra civil no seu país.

O ministro da Migração grego admitiu que há mais "cerca de 4.000" pessoas que estão a contornar o processo de registo, atravessando a fronteira com a ajuda de traficantes.

Mas Mouzalas negou relatos segundo os quais está a ser permitido a centenas de pessoas esgueirarem-se pela fronteira para a Macedónia e a Bulgária.

"Isso é mentira. Se houvesse 700 por dia a ir-se embora [como se diz], já não teríamos refugiados [na Grécia]", declarou.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Tribunal pede documentos sobre o BES ao Banco de Portugal

    Economia

    O Tribunal Administrativo de Lisboa deu esta quinta-feira ao Banco de Portugal 20 dias para entregar as ata das reuniões das 48 horas antes da resolução do BES. O regulador da banca foi chamado a prestar esclarecimentos sobre a queda do Banco Espírito Santo, em 2014.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16