sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima portuguesa resgatou 54 imigrantes e refugiados em bote no mar Egeu

Uma equipa da Polícia Marítima (PM) portuguesa, que está na ilha grega de Lesbos, integrada na missão da agência Frontex--Poseidon Sea 2016, resgatou, no sábado, 54 imigrantes e refugiados de um bote no mar Egeu.

O resgate ocorreu depois de a equipa ter recebido informação da Viatura de Vigilância Costeira (VVC) da PM, também integrada na missão, de um bote que estava a dirigir-se para a Grécia.

"A equipa da PM deslocou-se imediatamente para junto do bote e decidiu resgatar todas as pessoas para o interior da embarcação 'Tejo'. Estas estavam muito assustadas e nervosas", relata a PM, que, no total, resgatou 54 pessoas, nesta operação: quatro bebés e crianças, 12 mulheres e 38 homens.

O bote foi também rebocado pela embarcação Portuguesa Tejo, refere a PM, adiantando que, à chegada ao porto de Skala Sikaminea, onde todos desembarcaram em segurança, já se encontravam elementos da guarda-costeira grega, da agência FRONTEX e de Organizações Não-Governamentais, que ajudaram no desembarque e no controlo de refugiados/imigrantes.

"Já em terra conseguiu apurar-se que uma das mulheres era de nacionalidade espanhola, estava grávida de três meses, vivia há cinco anos na Turquia e, não tendo outra forma de regressar à Europa, decidiu realizar a travessia do mar Egeu num bote sobrelotado", revela a PM em comunicado.

Desde que a 01 de outubro de 2015, a Polícia Marítima portuguesa resgatou, em segurança, e transportou para terra um total de 3.618 refugiados e imigrantes, que corriam risco de vida, dos quais 881 bebés e crianças e 783 mulheres.

A PM deteve ainda cinco facilitadores.

A equipa é composta por 11 agentes da PM, um Técnico para o apoio e a manutenção das embarcações e um Técnico para a manutenção da componente elétrica e eletrónica da VVC.

A PM vai cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço até 30 de setembro próximo.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.