sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ACNUR denuncia que só foram relocalizados 3% dos requerentes de asilo na UE

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) denunciou esta terça-feira que a União Europeia relocalizou 4.776 requerentes de asilo chegados a Itália e Grécia, apenas três por cento dos 160.000 que se comprometeu a relocalizar em dois anos.

Após o súbito aumento das chegadas de refugiados às costas europeias sobretudo provenientes da Síria, mas também do Iraque e do Afeganistão, a UE comprometeu-se há um ano a relocalizar noutros países da União 160.000 requerentes de asilo em 24 meses.

Contudo, passado um ano, as promessas concretizadas representam só 03% dos casos.

Perante esta situação, o ACNUR emitiu hoje um apelo para que aumente o empenho na relocalização de migrantes, especialmente de crianças desacompanhadas, se acelerem os processos de registo e transferências de candidatos e se alargue o esquema a mais nacionalidades, além das três inicialmente incluídas.

Segundo dados da UE, até à data, 3.712 requerentes de asilo partiram da Grécia para países terceiros.

De Itália, puderam ser relocalizados 1.064 requerentes de asilo em 16 países.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC