sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ACNUR denuncia que só foram relocalizados 3% dos requerentes de asilo na UE

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) denunciou esta terça-feira que a União Europeia relocalizou 4.776 requerentes de asilo chegados a Itália e Grécia, apenas três por cento dos 160.000 que se comprometeu a relocalizar em dois anos.

Após o súbito aumento das chegadas de refugiados às costas europeias sobretudo provenientes da Síria, mas também do Iraque e do Afeganistão, a UE comprometeu-se há um ano a relocalizar noutros países da União 160.000 requerentes de asilo em 24 meses.

Contudo, passado um ano, as promessas concretizadas representam só 03% dos casos.

Perante esta situação, o ACNUR emitiu hoje um apelo para que aumente o empenho na relocalização de migrantes, especialmente de crianças desacompanhadas, se acelerem os processos de registo e transferências de candidatos e se alargue o esquema a mais nacionalidades, além das três inicialmente incluídas.

Segundo dados da UE, até à data, 3.712 requerentes de asilo partiram da Grécia para países terceiros.

De Itália, puderam ser relocalizados 1.064 requerentes de asilo em 16 países.

Lusa

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Obama encurta pena de delatora do Wikileaks
    1:45
  • Putin sai em defesa de Trump
    2:29

    Mundo

    Vladimir Putin já saiu em defesa de Donald Trump e diz que houve uma tentativa de minar o Presidente eleito dos Estados Unidos, através de um alegado relatório, atribuido à espionagem russa. Putin diz que o relatório é falso.