sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ACNUR denuncia que só foram relocalizados 3% dos requerentes de asilo na UE

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) denunciou esta terça-feira que a União Europeia relocalizou 4.776 requerentes de asilo chegados a Itália e Grécia, apenas três por cento dos 160.000 que se comprometeu a relocalizar em dois anos.

Após o súbito aumento das chegadas de refugiados às costas europeias sobretudo provenientes da Síria, mas também do Iraque e do Afeganistão, a UE comprometeu-se há um ano a relocalizar noutros países da União 160.000 requerentes de asilo em 24 meses.

Contudo, passado um ano, as promessas concretizadas representam só 03% dos casos.

Perante esta situação, o ACNUR emitiu hoje um apelo para que aumente o empenho na relocalização de migrantes, especialmente de crianças desacompanhadas, se acelerem os processos de registo e transferências de candidatos e se alargue o esquema a mais nacionalidades, além das três inicialmente incluídas.

Segundo dados da UE, até à data, 3.712 requerentes de asilo partiram da Grécia para países terceiros.

De Itália, puderam ser relocalizados 1.064 requerentes de asilo em 16 países.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15

    Mundo

    Na Califórnia, nos Estados Unidos, já foi eleito o cão mais feio do mundo de 2017, num concurso que se repete há 29 anos. Com 57 quilos, Martha recebeu a distinção enquanto ressonava no palco.