sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgata 56 emigrantes no mar Egeu

A equipa da Polícia Marítima (PM) que está na ilha grega de Lesbos a cooperar na vigilância de fronteiras resgatou 56 emigrantes e refugiados que na madrugada de segunda-feira estavam prestes a afogar-se no mar Egeu.

Num comunicado a PM explica que o resgate aconteceu pelas 06:00 no âmbito de uma patrulha de controlo de fronteiras da União Europeia (que recebeu informação sobre um bote a caminho da Grécia de uma viatura de vigilância costeira) e que todas as pessoas foram transportadas a salvo para terra.

As pessoas "estavam muito assustadas e nervosas. Os homens não respeitavam as ordens da equipa da PM querendo ser resgatados primeiro que as mulheres e crianças", escreveu a PM no comunicado, explicando também que as 56 pessoas eram 13 bebés e crianças, 10 mulheres e 33 homens.

"Neste grupo viajava uma mulher grávida de 05 meses, uma mulher que necessitou que lhe fosse ministrado oxigénio, um homem paraplégico, um homem com problemas nos rins e suspeitou-se que uma das crianças tivesse meningite", pormenoriza-se no comunicado.

Os migrantes eram oriundos do Afeganistão, Argélia, Curdistão, Eriteia, Etiópia, Irão, Iraque, Paquistão e Síria.

A PM já resgatou e transportou para terra 3.674 refugiados e emigrantes, dos quais 894 bebés e crianças e 793 mulheres, e deteve 5 facilitadores. A equipa é composta por 11 agentes e dois técnicos. A missão da PM termina no dia 30 de setembro.

Lusa

  • Está uma baleia no Cais do Sodré, em Lisboa

    País

    A capitania do Porto de Lisboa confirma a notícia. O cetáceo, um cachalote pigmeu com cerca de dois metros, está morto. Encontra-se encalhado junto à marge norte do Rio Tejo. A situação está a ser acompanhada pelas autoridades.

    Última Hora

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.