sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgata 56 emigrantes no mar Egeu

A equipa da Polícia Marítima (PM) que está na ilha grega de Lesbos a cooperar na vigilância de fronteiras resgatou 56 emigrantes e refugiados que na madrugada de segunda-feira estavam prestes a afogar-se no mar Egeu.

Num comunicado a PM explica que o resgate aconteceu pelas 06:00 no âmbito de uma patrulha de controlo de fronteiras da União Europeia (que recebeu informação sobre um bote a caminho da Grécia de uma viatura de vigilância costeira) e que todas as pessoas foram transportadas a salvo para terra.

As pessoas "estavam muito assustadas e nervosas. Os homens não respeitavam as ordens da equipa da PM querendo ser resgatados primeiro que as mulheres e crianças", escreveu a PM no comunicado, explicando também que as 56 pessoas eram 13 bebés e crianças, 10 mulheres e 33 homens.

"Neste grupo viajava uma mulher grávida de 05 meses, uma mulher que necessitou que lhe fosse ministrado oxigénio, um homem paraplégico, um homem com problemas nos rins e suspeitou-se que uma das crianças tivesse meningite", pormenoriza-se no comunicado.

Os migrantes eram oriundos do Afeganistão, Argélia, Curdistão, Eriteia, Etiópia, Irão, Iraque, Paquistão e Síria.

A PM já resgatou e transportou para terra 3.674 refugiados e emigrantes, dos quais 894 bebés e crianças e 793 mulheres, e deteve 5 facilitadores. A equipa é composta por 11 agentes e dois técnicos. A missão da PM termina no dia 30 de setembro.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".