sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

UE ajuda Sérvia com câmaras de imagem térmica e formação

Refugiados sírios atravessam a fronteira entre a Sérvia e a Hungria

© Bernadett Szabo / Reuters

A União Europeia vai fornecer à Sérvia câmaras de imagem térmica para ajudar a prevenir o afluxo de migrantes às suas fronteiras, anunciou hoje a missão da UE em Belgrado.

A delegação da UE em Belgrado e a Organização Internacional para as Migrações "assinaram um contrato de um milhão de euros" que prevê "um sistema fixo de vigilância térmica, câmaras de imagem térmica portáteis", bem como a formação de pessoal e uma ajuda administrativa, indica um comunicado da União.

Está ainda previsto o destacamento "de até 50 oficiais de países membros da UE" para apoiar a polícia de fronteiras sérvia.

A UE vai também fornecer "um número significativo de veículos e de pessoal, assim como um apoio para reforçar as capacidades de acolhimento" da Bulgária, país de onde vem a maioria dos refugiados que entram na Sérvia.

Utilizada por centenas de milhares de migrantes, a rota dos Balcãs foi encerrada em março, mas são ainda muitos os que tentam diariamente alcançar a Europa Ocidental. Ascendem a cerca de 6.000 na Sérvia, vivendo em campos por vezes com condições sanitárias precárias.

A Sérvia reforçou no verão o controlo das suas fronteiras e o exército participa agora nas patrulhas. Belgrado apelou a uma solução global para a questão dos migrantes, alertando não ter meios para acolher um número elevado de pessoas bloqueadas "à porta" da Europa.

Segundo as autoridades sérvias, 102.000 migrantes foram registados no país desde o início do ano.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.