sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

UE ajuda Sérvia com câmaras de imagem térmica e formação

Refugiados sírios atravessam a fronteira entre a Sérvia e a Hungria

© Bernadett Szabo / Reuters

A União Europeia vai fornecer à Sérvia câmaras de imagem térmica para ajudar a prevenir o afluxo de migrantes às suas fronteiras, anunciou hoje a missão da UE em Belgrado.

A delegação da UE em Belgrado e a Organização Internacional para as Migrações "assinaram um contrato de um milhão de euros" que prevê "um sistema fixo de vigilância térmica, câmaras de imagem térmica portáteis", bem como a formação de pessoal e uma ajuda administrativa, indica um comunicado da União.

Está ainda previsto o destacamento "de até 50 oficiais de países membros da UE" para apoiar a polícia de fronteiras sérvia.

A UE vai também fornecer "um número significativo de veículos e de pessoal, assim como um apoio para reforçar as capacidades de acolhimento" da Bulgária, país de onde vem a maioria dos refugiados que entram na Sérvia.

Utilizada por centenas de milhares de migrantes, a rota dos Balcãs foi encerrada em março, mas são ainda muitos os que tentam diariamente alcançar a Europa Ocidental. Ascendem a cerca de 6.000 na Sérvia, vivendo em campos por vezes com condições sanitárias precárias.

A Sérvia reforçou no verão o controlo das suas fronteiras e o exército participa agora nas patrulhas. Belgrado apelou a uma solução global para a questão dos migrantes, alertando não ter meios para acolher um número elevado de pessoas bloqueadas "à porta" da Europa.

Segundo as autoridades sérvias, 102.000 migrantes foram registados no país desde o início do ano.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.