sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

UE ajuda Sérvia com câmaras de imagem térmica e formação

Refugiados sírios atravessam a fronteira entre a Sérvia e a Hungria

© Bernadett Szabo / Reuters

A União Europeia vai fornecer à Sérvia câmaras de imagem térmica para ajudar a prevenir o afluxo de migrantes às suas fronteiras, anunciou hoje a missão da UE em Belgrado.

A delegação da UE em Belgrado e a Organização Internacional para as Migrações "assinaram um contrato de um milhão de euros" que prevê "um sistema fixo de vigilância térmica, câmaras de imagem térmica portáteis", bem como a formação de pessoal e uma ajuda administrativa, indica um comunicado da União.

Está ainda previsto o destacamento "de até 50 oficiais de países membros da UE" para apoiar a polícia de fronteiras sérvia.

A UE vai também fornecer "um número significativo de veículos e de pessoal, assim como um apoio para reforçar as capacidades de acolhimento" da Bulgária, país de onde vem a maioria dos refugiados que entram na Sérvia.

Utilizada por centenas de milhares de migrantes, a rota dos Balcãs foi encerrada em março, mas são ainda muitos os que tentam diariamente alcançar a Europa Ocidental. Ascendem a cerca de 6.000 na Sérvia, vivendo em campos por vezes com condições sanitárias precárias.

A Sérvia reforçou no verão o controlo das suas fronteiras e o exército participa agora nas patrulhas. Belgrado apelou a uma solução global para a questão dos migrantes, alertando não ter meios para acolher um número elevado de pessoas bloqueadas "à porta" da Europa.

Segundo as autoridades sérvias, 102.000 migrantes foram registados no país desde o início do ano.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.