sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Quatro detidos no Egito por suspeita de tráfico humano

© Reuter

Quatro homens foram detidos esta quinta-feira no Egito por suspeita de tráfico de seres humanos na sequência do naufrágio de uma embarcação com migrantes no Mediterrâneo que causou pelo menos 42 mortos, disseram responsáveis da justiça e segurança.

Os quatro egípcios faziam parte dos 163 resgatados e foram acusados de "tráfico de seres humanos" e de "homicídio involuntário", informou um procurador.

O naufrágio ocorreu na quarta-feira a cerca de 12 quilómetros da costa da cidade egípcia de Rosetta, meses depois da agência de fronteiras da União Europeia, Frontex, ter alertado para o número crescente de migrantes que estavam a escolher o Egito como ponto de partida da viagem marítima para alcançar a Europa.

Os traficantes muitas vezes sobrecarregam as embarcações, algumas com poucas condições de navegabilidade, para conseguirem o máximo de dinheiro dos desesperados migrantes.

Mais de 10.000 pessoas morreram ao tentarem atravessar o Mediterrâneo para alcançarem a Europa desde 2014, segundo as Nações Unidas.

Lusa

  • Governo garante posição de princípio contra mexidas nos cinco escalões do IRS

    Economia

    Sobre as alterações no IRS, uma mexida nos escalões significa uma perda de receita de centenas de milhões de euros. Fontes do governo garantiram à SIC que nada está fechado, mas que há uma posição de princípio contra mexidas nos cinco escalões atuais. Do lado dos parceiros, em particular do PCP, há avisos sobre o pacote fiscal e sobre o aumento das pensões.

  • Bombardeamentos dos últimos três dias provocaram mais de 200 mortes em Alepo
  • Ajuda humanitária chega a quatro localidades sírias

    Mundo

    Um comboio de ajuda humanitária constituído por 71 camiões conseguiu este domingo chegar às localidades sírias sitiadas de Madaya e Zabadani, nos arredores de Damasco, e a Fua e Kefraya, no norte, pela primeira vez desde abril.

  • Duques de Cambridge em visita ao Canadá

    Mundo

    William e Kate aterraram no Canadá para uma visita oficial de uma semana. Milhares de pessoas participaram na receção aos duques de Cambridge, mas as atenções viraram-se para os filhos.