sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ACNUR chocado com partido dinamarquês que distribuiu "spray" contra migrantes

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) afirmou, em comunicado, estar chocado com a distribuição por um partido dinamarquês de extrema-direita de um aerossol contra migrantes.

No sábado, o partido Danskernes (partido do Povo Dinamarquês) distribuiu 137 aerossóis de laca para o cabelo com a etiqueta "Spray Asilo" na cidade de Haderslev para denunciar a chegada de estrangeiros à Dinamarca.

"Algumas meninas dinamarquesas não se atrevem a sair à noite porque há requerentes de asilo na cidade", disse o líder daquela pequena formação política, Daniel Carlsen, justificando o ato que considerou "eficaz" e "legal".

Hoje, a agência da ONU para os refugiados condenou a distribuição e "lamentou profundamente o incidente que ocorreu na Dinamarca, tendo como alvo os requerentes de asilo e refugiados, pessoas que já sofreram tanto".

"É um pequeno grupo que provocou o incidente, o que representa apenas uma pequena parte do povo dinamarquês", referiu o ACNUR.

Haderslev é uma cidade com 22 mil habitantes e tem um centro que abriga cerca de 140 requerentes de asilo, segundo a Cruz Vermelha dinamarquesa.

Lusa

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • População afetada pelo fogo tenta repor o que as chamas destruíram
    1:54
  • "Juntos por Todos" hoje no palco em Lisboa
  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.

  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.