sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ACNUR chocado com partido dinamarquês que distribuiu "spray" contra migrantes

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) afirmou, em comunicado, estar chocado com a distribuição por um partido dinamarquês de extrema-direita de um aerossol contra migrantes.

No sábado, o partido Danskernes (partido do Povo Dinamarquês) distribuiu 137 aerossóis de laca para o cabelo com a etiqueta "Spray Asilo" na cidade de Haderslev para denunciar a chegada de estrangeiros à Dinamarca.

"Algumas meninas dinamarquesas não se atrevem a sair à noite porque há requerentes de asilo na cidade", disse o líder daquela pequena formação política, Daniel Carlsen, justificando o ato que considerou "eficaz" e "legal".

Hoje, a agência da ONU para os refugiados condenou a distribuição e "lamentou profundamente o incidente que ocorreu na Dinamarca, tendo como alvo os requerentes de asilo e refugiados, pessoas que já sofreram tanto".

"É um pequeno grupo que provocou o incidente, o que representa apenas uma pequena parte do povo dinamarquês", referiu o ACNUR.

Haderslev é uma cidade com 22 mil habitantes e tem um centro que abriga cerca de 140 requerentes de asilo, segundo a Cruz Vermelha dinamarquesa.

Lusa

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.