sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ACNUR chocado com partido dinamarquês que distribuiu "spray" contra migrantes

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) afirmou, em comunicado, estar chocado com a distribuição por um partido dinamarquês de extrema-direita de um aerossol contra migrantes.

No sábado, o partido Danskernes (partido do Povo Dinamarquês) distribuiu 137 aerossóis de laca para o cabelo com a etiqueta "Spray Asilo" na cidade de Haderslev para denunciar a chegada de estrangeiros à Dinamarca.

"Algumas meninas dinamarquesas não se atrevem a sair à noite porque há requerentes de asilo na cidade", disse o líder daquela pequena formação política, Daniel Carlsen, justificando o ato que considerou "eficaz" e "legal".

Hoje, a agência da ONU para os refugiados condenou a distribuição e "lamentou profundamente o incidente que ocorreu na Dinamarca, tendo como alvo os requerentes de asilo e refugiados, pessoas que já sofreram tanto".

"É um pequeno grupo que provocou o incidente, o que representa apenas uma pequena parte do povo dinamarquês", referiu o ACNUR.

Haderslev é uma cidade com 22 mil habitantes e tem um centro que abriga cerca de 140 requerentes de asilo, segundo a Cruz Vermelha dinamarquesa.

Lusa

  • Ouvidas duas explosões junto ao estádio do Besiktas em Istambul

    Mundo

    Duas explosões foram ouvidas este sábado no lado europeu da cidade turca de Istambul, junto ao estádio de futebol do Besiktas, segundo agências de notícias internacionais. Até ao momento, sabe-se que pelo menos 20 pessoas ficaram feridas. A agência Reuters relata fumo a sair do recinto recentemente construído e fala ainda numa troca de tiros audível.

    Em desenvolvimento

  • Não houve negligência médica no caso do jovem em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19