sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Portugal recebeu mais de 500 refugiados da Grécia e Itália num ano

Portugal recebeu até agora 555 refugiados no âmbito do programa de recolocação de pessoas que estão em campos na Grécia (372) e Itália (183), segundo dados divulgados esta quarta-feira pela Comissão Europeia.

No total, até dia 27 de setembro, e um ano após a entrada em vigor do sistema, foram recolocados 1.196 refugiados que estavam em Itália e 4.455 na Grécia, num total de 5.651 pessoas.

A França foi o país que mais pessoas acolheu, até agora, oriundas da Grécia (1.721) e a Finlândia recebeu o maior número de recolocações de Itália (260).

Em setembro, segundo a 'Comissão Juncker', conseguiu chegar-se a um recorde de 1.202 recolocações em setembro, o que atribui à aceleração do processo de registo dos candidatos a asilo na Grécia.

Com o aumento da capacidade do Serviço de Asilo grego e se os Estados-membros aumentarem os seus esforços, Bruxelas espera que durante o próximo ano possam ser distribuídas até 30 mil pessoas.

Já no que respeita ao programa de reinstalação de pessoas que estão em campos fora da UE, Portugal recebeu 12 pessoas.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.