sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Portugal recebeu mais de 500 refugiados da Grécia e Itália num ano

Portugal recebeu até agora 555 refugiados no âmbito do programa de recolocação de pessoas que estão em campos na Grécia (372) e Itália (183), segundo dados divulgados esta quarta-feira pela Comissão Europeia.

No total, até dia 27 de setembro, e um ano após a entrada em vigor do sistema, foram recolocados 1.196 refugiados que estavam em Itália e 4.455 na Grécia, num total de 5.651 pessoas.

A França foi o país que mais pessoas acolheu, até agora, oriundas da Grécia (1.721) e a Finlândia recebeu o maior número de recolocações de Itália (260).

Em setembro, segundo a 'Comissão Juncker', conseguiu chegar-se a um recorde de 1.202 recolocações em setembro, o que atribui à aceleração do processo de registo dos candidatos a asilo na Grécia.

Com o aumento da capacidade do Serviço de Asilo grego e se os Estados-membros aumentarem os seus esforços, Bruxelas espera que durante o próximo ano possam ser distribuídas até 30 mil pessoas.

Já no que respeita ao programa de reinstalação de pessoas que estão em campos fora da UE, Portugal recebeu 12 pessoas.

Lusa

  • Incêndio de Setúbal "quase dominado"
    4:04

    País

    O incêndio que deflagrou segunda-feira em Setúbal está "quase dominado", segundo informações da presidente da Câmara. Maria das Dores Meira diz que não há feridos a registar e que os habitantes já vão regressando a casa. Para ajudar no combate ao fogo foram enviados meios de Lisboa.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.