sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Confrontos em Calais causam vários feridos

Várias pessoas ficaram este sábado feridas, em Calais, norte de França, durante confrontos entre polícia e participantes de uma manifestação em defesa dos migrantes que vivem num campo que o Governo francês pretende destruir.

Três dos feridos são polícias e um é fotógrafo da AFP, indicou a autarquia local e a agência noticiosa francesa.

Um responsável do sindicato da polícia SGP Police-FO, Gilles Debove, apontou, por sua vez, dez feridos, um deles hospitalizado, e sete viaturas das forças de ordem danificadas.

Os confrontos, que duraram três horas, ocorreram depois de o município de Pas-de-Calais ter proibido, na quinta-feira, a manifestação de apoio aos migrantes, organizada pela Coligação Internacional dos Sem-Papéis e dos Migrantes.

Mais de uma centena de pessoas, incluindo migrantes e militantes de ultraesquerda de Paris, tentaram passar a barreira policial, numa das duas principais entradas do campo de migrantes de Calais, para formar um cortejo.

O Governo francês tenciona desmantelar, até ao fim de 2016, o campo de Calais, onde vivem entre 7.000 a 10.000 migrantes que querem ir para o Reino Unido.

Lusa

  • As mulheres na clandestinidade durante o Estado Novo
    7:32

    País

    Não se sabe quantas mulheres portuguesas viveram na clandestinidade durante o Estado Novo, mas estiveram sempre lado a lado com os homens que trabalhavam para o Partido Comunista na luta contra a ditadura. Aceitavam serem separadas dos filhos e mudarem de identidade várias vezes ao longo dos anos. A história de algumas destas mulheres estão agora reunidas num livro que acaba de ser lançado.