sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Hungria desafia UE e referenda quotas para refugiados

A Hungria realiza hoje um referendo sobre o sistema europeu de recolocação de refugiados, com o Governo do populista de Viktor Órban ativamente envolvido numa campanha de desafio à União Europeia e repúdio aos refugiados.

Segundo as sondagens, a maioria dos 8,3 milhões de eleitores deve responder "não" à pergunta "A Europa deve ditar a instalação obrigatória de cidadãos não-húngaros na Hungria mesmo sem acordo da Assembleia Nacional?".

Para que o resultado seja válido, a taxa de participação tem de atingir os 50% mais um, o que não parece assegurado, com apenas 42% de eleitores a dizerem-se certos de que irão votar.

A campanha do Governo, considerada "tóxica" pela Amnistia Internacional, assentou em mensagens alertando para "o perigo" que representam "milhões de refugiados" desejosos de ir para a Hungria e associando diretamente refugiados e terrorismo islâmico.

A oposição socialista pediu um boicote, argumentando que "uma pergunta estúpida" só pode ter "uma resposta estúpida", e a formação de protesto satírica "Partido do Cão com Duas Caudas" pediu aos eleitores para votarem "sim", mas também "não", e fazerem "um desenho bonito" no boletim, invalidando o voto.

Lusa

  • Os (maus) hábitos do português ao volante
    1:31

    País

    Os condutores portugueses estão a usar cada vez mais o carro e cada vez menos os transportes públicos. Um inquérito apresentado esta terça-feira pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) mostra que quase metade admite falar ao telemóvel enquanto conduz e cerca de um quinto já adormeceu ao volante enquanto conduzia.

  • Centeno promete avançar com reformas para a zona euro
    1:45

    Economia

    Mário Centeno liderou esta segunda-feira a primeira reunião do Eurogrupo. O ministro das Finanças português prometeu pôr mãos à obra para reformar a zona euro e, sem se comprometer com datas, deixou a porta entreaberta à entrada da Bulgária na zona euro.

  • "Shutdown" nos EUA chegou ao fim
    1:05