sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 300 mil migrantes e refugiados chegaram por mar à Europa em 2016

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) divulgou esta terça-feira um novo balanço, reportando que, neste ano, 302.975 migrantes e refugiados entraram na Europa por via marítima e 3.502 pessoas morreram ao tentar.

Até 1 de outubro, a OIM contabilizou que a maioria dos mais de 300 mil migrantes e refugiados chegou a Grécia (167.074) e Itália (132.069).

Apesar de elevado, o número é menor do que o registado em 2015, por esta altura, quando 518.181 migrantes e refugiados já tinham feito a travessia.

Já o número de mortos em 2016 "tem sido consistentemente mais elevado", com 3.502 pessoas afogadas ou desaparecidas, em acidentes registados no Egito, Líbia, Grécia, Itália, Turquia, Marrocos e Espanha. Em 2015, por esta altura, tinham morrido 2.926 pessoas, recorda a OIM.

A organização reporta que, só na segunda-feira, dia em que, há três anos, um naufrágio ao largo da ilha italiana de Lampedusa vitimou pelo menos 366 pessoas e catapultou o assunto para a agenda internacional, foram resgatados 2.300 migrantes do Canal da Sicília.

Já a guarda costeira italiana avançou que foram socorridos 6.055 migrantes, duas centenas dos quais menores, ao largo da Líbia, um dos números mais elevados registados num só dia. Nove pessoas morreram, entre as quais uma mulher grávida.

De acordo com o Projeto de Migrantes Desaparecidos, da OIM, nos últimos três anos, cerca de 11 mil homens, mulheres e crianças morreram ao tentar chegar à Europa através das rotas do Mediterrâneo, uma média de dez mortos por dia.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.