sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ação judicial de ONG tenta travar desmantelamento de acampamento de Calais

Um grupo de onze Organizações Não Governamentais (ONG) anunciaram hoje uma ação judicial para travar o desmantelamento do acampamento de Calais, em França, onde estão instalados milhares de imigrantes.

As ONG, entre as quais está a Secours Catholique (a Caritas França), anunciaram que entregaram um pedido nesse sentido ao Tribunal Administrativo de Lille, que tem 48 horas para se pronunciar.

O objetivo, segundo o documento que entregaram no tribunal, é "obter sem mais demoras diferentes medidas de proteção" para as pessoas instaladas naquele acampamento em Calais, perto do porto de onde saem os ferries que ligam França ao Reino Unido.

As organizações querem que seja avaliada a situação e que as pessoas em situação mais vulnerável tenham um tratamento diferenciado.

O Governo francês quer realojar o grosso daquelas pessoas em centros de acolhimento espalhados pelo país e que o Reino Unido aceite a entrada de todos os que têm ligações familiares em território britânico, em especial os menores.

Segundo o último balanço das autoridades francesas, há entre 5.684 e 6.486 imigrantes no acampamento de Calais, um pouco menos do que os 6.901 identificados em meados de agosto.

A maioria destas pessoas é de países pobres ou em conflito, como Afeganistão, Eritreia ou Somália, e o seu objetivo é conseguir atravessar o Canal da Mancha e entrar no Reino Unido.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.