sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ação judicial de ONG tenta travar desmantelamento de acampamento de Calais

Um grupo de onze Organizações Não Governamentais (ONG) anunciaram hoje uma ação judicial para travar o desmantelamento do acampamento de Calais, em França, onde estão instalados milhares de imigrantes.

As ONG, entre as quais está a Secours Catholique (a Caritas França), anunciaram que entregaram um pedido nesse sentido ao Tribunal Administrativo de Lille, que tem 48 horas para se pronunciar.

O objetivo, segundo o documento que entregaram no tribunal, é "obter sem mais demoras diferentes medidas de proteção" para as pessoas instaladas naquele acampamento em Calais, perto do porto de onde saem os ferries que ligam França ao Reino Unido.

As organizações querem que seja avaliada a situação e que as pessoas em situação mais vulnerável tenham um tratamento diferenciado.

O Governo francês quer realojar o grosso daquelas pessoas em centros de acolhimento espalhados pelo país e que o Reino Unido aceite a entrada de todos os que têm ligações familiares em território britânico, em especial os menores.

Segundo o último balanço das autoridades francesas, há entre 5.684 e 6.486 imigrantes no acampamento de Calais, um pouco menos do que os 6.901 identificados em meados de agosto.

A maioria destas pessoas é de países pobres ou em conflito, como Afeganistão, Eritreia ou Somália, e o seu objetivo é conseguir atravessar o Canal da Mancha e entrar no Reino Unido.

Lusa

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.