sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ação judicial de ONG tenta travar desmantelamento de acampamento de Calais

Um grupo de onze Organizações Não Governamentais (ONG) anunciaram hoje uma ação judicial para travar o desmantelamento do acampamento de Calais, em França, onde estão instalados milhares de imigrantes.

As ONG, entre as quais está a Secours Catholique (a Caritas França), anunciaram que entregaram um pedido nesse sentido ao Tribunal Administrativo de Lille, que tem 48 horas para se pronunciar.

O objetivo, segundo o documento que entregaram no tribunal, é "obter sem mais demoras diferentes medidas de proteção" para as pessoas instaladas naquele acampamento em Calais, perto do porto de onde saem os ferries que ligam França ao Reino Unido.

As organizações querem que seja avaliada a situação e que as pessoas em situação mais vulnerável tenham um tratamento diferenciado.

O Governo francês quer realojar o grosso daquelas pessoas em centros de acolhimento espalhados pelo país e que o Reino Unido aceite a entrada de todos os que têm ligações familiares em território britânico, em especial os menores.

Segundo o último balanço das autoridades francesas, há entre 5.684 e 6.486 imigrantes no acampamento de Calais, um pouco menos do que os 6.901 identificados em meados de agosto.

A maioria destas pessoas é de países pobres ou em conflito, como Afeganistão, Eritreia ou Somália, e o seu objetivo é conseguir atravessar o Canal da Mancha e entrar no Reino Unido.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.