Justiça francesa autoriza desmantelamento do campo de Calais

© Pascal Rossignol / Reuters
18.10.2016 22h24
A justiça francesa autorizou esta terça-feira o desmantelamento do vasto campo de migrantes em Calais (norte), e a operação "é agora uma questão de dias", anunciou o governo francês.
O campo situado frente às costas inglesas, que alberga entre 5.700 e 10.000 migrantes segundo diversas fontes, incluindo menores isolados, foi formado na primavera de 2015 em plena crise migratória na Europa. As autoridades já desmantelaram uma parte em março, sob alta proteção policial.
O tribunal administrativo de Lille (norte) validou hoje o desmantelamento rápido da "Selva", como o campo é conhecido, rejeitando as críticas de 11 associações, que entre outras queixas se referiam à falta de intérpretes e deficiente acompanhamento dos migrantes.
As associações exigem ainda um "diagnóstico mais preciso das necessidades, dos riscos de evacuação", e algumas prognosticavam "uma catástrofe" em caso de desmantelamento "nas atuais condições".
Pelo contrário, a justiça considerou que "o próprio princípio" do desmantelamento não contradiz o "princípio de proibição dos tratamentos inumanos e degradantes". Na sua perspetiva, o desmantelamento visa precisamente a "terminar" com semelhantes tratamentos submetidos aos migrantes, que vivem "em condições de precaridade e insegurança denunciados por todos".
Numa referência aos centros de acolhimento em diversas cidades do país que devem acolher os migrantes vindos de Calais, o tribunal considerou que o Estado "não subestimou o número de migrantes que devem ser aí recebidos". Segundo as autoridades, já foram registados mais de 7.000 lugares.
Com a via judicial livre a partir de hoje, o desmantelamento "é agora uma questão de dias", anunciou hoje o ministro socialista francês do Interior, Bernard Cazeneuve, que prometeu abrigar os migrantes abrangidos pela medida "em condições dignas".
Lusa
Relacionados
-
Intérprete de jornalista violada perto do campo de migrantes de Calais
Uma intérprete patchune que acompanhava um jornalista no campo de migrantes de Calais, no norte de França, foi violada esta madrugada nos arredores da "Selva", disse fonte judiciária.
-
Manifestações em França pró e contra realojamento dos migrantes de Calais
Uma pequena localidade do sudeste de França, Pierrefeu-du-Var, foi este sábado palco de três manifestações. Um dos protestos foi organizado pelo presidente da Câmara e visou uma proposta governamental de realojamento de cerca de 60 migrantes e refugiados do campo de Calais numa ala abandonada de um hospital psiquiátrico da região.
- 1:39
Hollande garante que campo de Calais vai ser desmantelado até ao fim do ano
François Hollande garante que o acampamento de refugiados de Calais vai ser desmantelado até ao fim do ano. O Presidente francês esteve esta segunda-feira na cidade francesa e exigiu que o Reino Unido ajude a resolver a situação.
- 1:46
Hollande exige apoio do Reino Unido para desmantelar campo de refugiados
O Presidente francês confirmou que quer desmantelar o campo de refugiados de Calais. François Hollande esteve hoje na cidade francesa e exigiu que o Reino Unido ajude a resolver a situação.
- 2:03
Muro de Calais deverá estar concluído até ao final do ano
Em Calais, vai ser construído um muro para tentar impedir a entrada de refugiados e migrantes no Reino Unido e a sua construção deverá estar finalizada até ao final deste ano. O anúncio surge na mesma semana em que os habitantes da cidade francesa organizaram protestos pedindo a demolição do campo conhecido como a Selva.
- 1:26
Refugiados organizam protesto na "Selva de Calais"
Em França, no campo de refugiados de Calais continuam os protestos para impedir a demolição de cerca de um terço dos abrigos.No total são cerca de 3500 migrantes que vão ser obrigados a encontrar casa noutro lugar.
Na Homepage
-
-
Parlamento chumba todas as recomendações sobre Programa de Estabilidade
26.04.2018 às 17h42
- 2:35
Turistas chegam a esperar 2 horas no controlo de passaporte do Aeroporto de Lisboa
Chegar ao Aeroporto de Lisboa pode ser uma dor de cabeça para centenas de passageiros. A espera para o controlo de passaporte chegou a ultrapassar as duas horas nos meses de fevereiro e março. Manuela Niza, do Sindicato dos Funcionários do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, diz que têm sido contratados inspetores que depois são desviados para outros serviços.
26.04.2018 às 13h07
- 2:26
Conselho de Procriação Medicamente Assistida faz duras críticas ao veto do Tribunal Constitucional
O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida diz que a decisão do Tribunal Constitucional sobre as barrigas de aluguer prejudica famílias e vai afastar os dadores. Já os juízes argumentam que é preciso esclarecer normas fundamentais.
26.04.2018 às 15h08
-
Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros
Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.
26.04.2018 às 15h42
-
Dois pescadores assistidos na praia de Cortegaça depois de barco ter virado
26.04.2018 às 15h45
-
- 1:40
"Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
A bastonária dos Enfermeiros pede uma investigação aos contratos de contentores no Hospital de São João, no Porto. Ana Rita Cavaco diz que os "milhares de euros" já gastos na contratação e manutenção dos contentores da Pediatria e outros serviços do centro Hospitalar de São João davam para construir um novo hospital. E levanta ainda a suspeita sobre a empresa contratada.
26.04.2018 às 13h37
- 1:28
Governo oferece férias aos portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos
O Governo lançou esta quinta-feira um programa de turismo sénior destinado a portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos que se podem candidatar a férias em época baixa no interior do país, com foco nas zonas afetadas pelos incêndios.
26.04.2018 às 13h24
- 0:52
-
Pai do bebé Alfie quer levar filho para casa
O pai do bebé britânico Alfie Evans, que tem uma doença neurológica degenerativa, disse esta quinta-feira que planeia encontrar-se com médicos para discutir a possibilidade de levar o filho do hospital para casa.
26.04.2018 às 17h06
-
-
Trump evocou "três ou quatro datas" possíveis para encontro com Kim Jong-un
26.04.2018 às 15h12
-
BCE deixa taxas de juro inalteradas e mantém programa de compra de ativos
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje deixar as taxas de juro inalteradas e manter o programa de compra de ativos a um ritmo de 30 mil milhões de euros mensais até finais de setembro.
26.04.2018 às 13h26
-
Deputados britânicos acusam Facebook de ameaçar jornal The Guardian
Deputados do Parlamento britânico acusaram esta quinta-feira a rede social Facebook de ter "assediado e ameaçado" o jornal The Guardian, que publicou o escândalo do acesso indevido da empresa Cambridge Analytica a dados de 87 milhões de utilizadores desta plataforma.
26.04.2018 às 15h11
-
-
Operação contra pornografia infantil e pedofilia em sete Estados brasileiros
26.04.2018 às 16h28
-