sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Justiça francesa autoriza desmantelamento do campo de Calais

© Pascal Rossignol / Reuters

A justiça francesa autorizou esta terça-feira o desmantelamento do vasto campo de migrantes em Calais (norte), e a operação "é agora uma questão de dias", anunciou o governo francês.

O campo situado frente às costas inglesas, que alberga entre 5.700 e 10.000 migrantes segundo diversas fontes, incluindo menores isolados, foi formado na primavera de 2015 em plena crise migratória na Europa. As autoridades já desmantelaram uma parte em março, sob alta proteção policial.

O tribunal administrativo de Lille (norte) validou hoje o desmantelamento rápido da "Selva", como o campo é conhecido, rejeitando as críticas de 11 associações, que entre outras queixas se referiam à falta de intérpretes e deficiente acompanhamento dos migrantes.

As associações exigem ainda um "diagnóstico mais preciso das necessidades, dos riscos de evacuação", e algumas prognosticavam "uma catástrofe" em caso de desmantelamento "nas atuais condições".

Pelo contrário, a justiça considerou que "o próprio princípio" do desmantelamento não contradiz o "princípio de proibição dos tratamentos inumanos e degradantes". Na sua perspetiva, o desmantelamento visa precisamente a "terminar" com semelhantes tratamentos submetidos aos migrantes, que vivem "em condições de precaridade e insegurança denunciados por todos".

Numa referência aos centros de acolhimento em diversas cidades do país que devem acolher os migrantes vindos de Calais, o tribunal considerou que o Estado "não subestimou o número de migrantes que devem ser aí recebidos". Segundo as autoridades, já foram registados mais de 7.000 lugares.

Com a via judicial livre a partir de hoje, o desmantelamento "é agora uma questão de dias", anunciou hoje o ministro socialista francês do Interior, Bernard Cazeneuve, que prometeu abrigar os migrantes abrangidos pela medida "em condições dignas".

Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.