sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Resgatados 300 migrantes e recuperados sete corpos no Mediterrâneo

© Jon Nazca / Reuters

Cerca de 300 migrantes foram resgatados esta quarta-feira no mar Mediterrâneo quando tentavam chegar a Itália, divulgou a guarda costeira italiana, informando ainda que durante as operações de resgate foram recuperados sete corpos.

Quatro operações de resgate distintas, coordenadas pela guarda costeira italiana, foram realizadas hoje no Mediterrâneo central, rota marítima entre o norte da Líbia e as costas italianas.

As vítimas mortais foram localizadas a bordo de duas embarcações pneumáticas.

No dispositivo envolvido nas operações de resgate participaram meios da Marinha militar, da guarda costeira italiana e dois rebocadores privados.

Itália recebe um elevado fluxo migratório proveniente das costas do norte de África, especialmente desde a Líbia.

Desde o princípio do ano, as costas italianas receberam um total de 179.525 migrantes, mais 19,33% do que em 2015 e mais 7,26% do que em 2014, de acordo com dados do Ministério do Interior italiano.

Muitas pessoas têm perdido a vida na travessia do Mediterrâneo central, que se tornou numa das rotas marítimas mais perigosas do mundo para os migrantes e refugiados.

De acordo com o último balanço da Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Mediterrâneo viu passar pelas suas águas 357.249 pessoas, com destino à Europa, sobretudo a Grécia e Itália, mas alguns também a Espanha e Chipre.

O número de vítimas mortais continua igualmente a aumentar. Até 15 de dezembro, morreram ou estão desaparecidos 7.189 migrantes e refugiados nas várias rotas migratórias -- uma média de 20 por dia. Mais de metade destas vítimas (4.233) morreu no Mediterrâneo.

Lusa

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.

  • Crianças no Daesh - 2ª Parte
    23:43
  • Montenegro e o futuro do PSD: "Não vou pedir licença para avançar"
    1:41

    País

    Luís Montenegro admite que se achar que é a pessoa ideal para a liderança do PSD, não vai pedir licença a ninguém para avançar. Em entrevista à SIC Notícias, o ex-líder parlamentar do PSD diz que está ao lado de Passos Coelho mas sublinha que é importante que haja uma clarificação na liderança do partido.

    Entrevista SIC Notícias

  • "Estes engenheiros não tiveram formação para exercer arquitetura"
    7:00

    País

    O Parlamento aprovou esta quarta-feira as propostas do PSD e do PAN para devolver aos engenheiros a possibilidade de assinarem projetos de arquitetura. Os aquitetos discordam da medida. José Manuel Pedreirinho, presidente da Ordem dos arquitetos, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

    Entrevista SIC Notícias

  • "Foi uma grande honra ser deputado"
    1:23

    País

    Alberto Martins vai deixar a vida política, o socialista renunciou esta quarta-feira ao cargo de deputado, que ocupava há 30 anos, com algumas interrupções. Alberto Martins desempenhou funções de ministro da Reforma do Estado no segundo Governo de António Guterres, e de ministro da Justiça no segundo Executivo liderado por josé Sócrates. O socialista vai ser substituído por Hugo Carvalho.