sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

França pede à UE criação de registo de entradas e saídas de europeus

© Christian Hartmann / Reuters

O primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, pediu esta segunda-feira à Comissão Europeia para criar um registo dos europeus que atravessam as fronteiras externas da União Europeia (UE), quer quando saem, quer quando entram.

Num comunicado divulgado no final de uma reunião com o comissário europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos, o governante francês apelou ainda para que aquela nova ferramenta seja criada "rapidamente". Há meses que o governo francês defende a existência daquele registo, sobretudo devido aos atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris.

Vários dos terroristas responsáveis pelos ataques eram de nacionalidade francesa e tinham viajado para zonas de guerra na Síria e no Iraque. "A segurança das fronteiras exteriores da UE é essencial para conseguir controlar o fluxo migratório e lutar eficazmente contra o terrorismo", assinala o gabinete do primeiro-ministro. Cazeneuve defendeu também que sejam cumpridos os acordos realizados na União nos últimos anos, entre os quais o de redistribuição de refugiados entre todos os Estados membros.

"A França é o primeiro país a contribuir para o programa, tendo recebido até hoje mais de 30% das pessoas que se encontravam na Grécia e foram recolocadas", indica o comunicado.

O chefe do governo francês pediu ainda uma reforma do direito de asilo europeu, que está a preparar com a Alemanha, e a aplicação dos acordos migratórios com cinco países de trânsito e de origem de migrantes: Mali, Senegal, Etiópia, Níger e Nigéria.

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.