sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Marcelo afirma que Portugal abre os braços aos refugiados quando há quem crie muros

M\303\201RIO CRUZ

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta quarta-feira que, numa altura em que "há quem crie obstáculos, muros e limites à entrada e saída de pessoas", a posição portuguesa "é abrir os braços" aos refugiados.

À entrada para um almoço com refugiados na Cozinha Popular da Mouraria, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa explicou aos jornalistas que este momento tem um "significado muito especial" porque era uma refeição "com comida do Médio Oriente, cozinhada por refugiados, que vêm do Iraque, da Síria e da Eritreia".

"E portanto é um pequeno sinal daquilo que nós pensamos: no momento em que há quem crie obstáculos, muros, limites à entrada e à saída das pessoas, a posição portuguesa é abrir os braços", sublinhou, sem referir diretamente o nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que aprovou um conjunto de medidas anti-imigração.

O Presidente da República considera que um almoço como o de hoje é um "pequeno gesto" que às vezes vale "mais do que grandes proclamações contra essas políticas".

"Abrir os braços como sempre abrimos e naturalmente aceitar como sempre fomos aceites por todo o mundo", enalteceu.

Lusa

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00

    País

    Qual o futuro do planeta? O desperdício alimentar. A relação do homem com os animais. São estes alguns dos temas da cimeira da National Geographic que decorre entre hoje e amanhã em Lisboa. Entre os oradores está Jane Goodall, a primeira cientistas a estudar chimpanzés selvagens.

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.