sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 500 migrantes saltam cerca para entrar em Ceuta

Há vários feridos. O número ainda não é certo mas a Cruz Vermelha fala em pelo menos 2 agentes hospitalizados e vários migrantes feridos dos mais de 500 que forçaram a cerca de arame farpado da fronteira de Tarajal para pisarem solo espanhol e entrarem na cidade autónoma de Ceuta, confirmou o 112 de Ceuta na sua conta de Twitter.

As câmaras de vigilância da Guardia Civil espanhola registaram mais de 500 migrantes a galgarem a fronteita de Ceuta. Às 7:30 da manhã mais de 350 pessoas já estavam à porta do CETI, o Centro Temporário para Imigrantes, com capacidade para 512 pessoas e que já estava sobrelotado.

A Cruz Vermelha diz que a prioridade é tratar dos feridos. Pelo menos 2 agentes foram hospitalizados mas há vários migrantes com muitos ferimentos provocados pelo arame farpado, instalado na linha divisória com mais de 6 metros de altura que separa Marrocos e a cidade espanhola de Ceuta.

Segundo as autoridades espanholas, a entrada forçada registou-se por volta das 04:00 em quatro pontos diferentes da fronteira de Tarajal.

O enclave reivindicado por Rabat, constitui, ao lado de Melilla,no norte de África, a única fronteira terrestre entre o continente africano e a União Europeia e é, por isso, palco de repetidas investidas da imigração clandestina procedente da África Subsaariana ou do Magreb.

A 9 de dezembro, 438 pessoas oriundas de países subsarianos forçaram a entrada na cidade de Ceuta. Menos de um mês depois, na madrugada do dia 1 de janeiro, mais de 1.100 pessoas tentaram forçar a vedação mas apenas duas conseguiram ultrapassar a barreira e entrar em Ceuta.

Ainda esta semana a Agência Europeia de Fronteiras atualizou os números relativos a 2016. A Frontex confirma que só no ano passado entraram nos territórios espanhóis de Ceuta e Melilla cerca de mil pessoas que procuram alcançar o continente europeu, na maior parte africanos.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.