sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 5 mil migrantes resgatados do Mediterrâneo desde domingo

© Antonio Parrinello / Reuters

Os ministros do Interior do grupo de contacto do Mediterrâneo defenderam esta segunda-feira a necessidade de parar o fluxo migratório a partir da Líbia, ao largo da qual mais de 5.000 migrantes foram resgatados do mar desde domingo.

Anteriormente, fontes da guarda costeira que coordena os resgates naquela zona do Mediterrâneo tinham avançado que mais de 3.000 migrantes tinham sido salvos nas últimas 48 horas no canal da Sicília, entre o norte de África e Itália.

Depois de uma dezena de dias, a guarda costeira italiana anunciou hoje ter coordenado o resgate de 1.800 pessoas ao largo daquele país.

A estes migrantes somam-se mais 3.300 que no domingo foram resgatados na mesma zona, perfazendo um total de chegadas a Itália de mais de 21.000 desde o início do ano, um forte aumento face aos anos anteriores.

"A atenção deverá agora estar concentrada nos esforços conjuntos para gerir melhor a situação no Mediterrâneo central.

Isso requer ações eficazes", refere uma declaração de intenções assinada pelos ministros do Interior de Itália, França, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Suíça e Malta, do lado europeu, e Líbia e Tunísia, do lado africano, sem avançar detalhes.

Um ano depois do acordo com a Turquia para colocar fim à chegada à Grécia, a União Europeia tenta agora alcançar um acordo semelhante com a Líbia, uma situação agravada pelo caos existente no país e pelo impacto económico do tráfico dos migrantes em certas zonas costeiras.

A emergência da imigração não tem cessado e o governo italiano calcula que, ao longo deste ano, cheguem a Itália 250.000 imigrantes, ou seja, mais 70.000 do que em 2016.

Lusa

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.