sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Entradas em Itália provenientes da Líbia aumentaram 30% em 2017

© Yannis Behrakis / Reuters

Entre janeiro e abril chegaram a Itália cerca de 28 mil migrantes provenientes da Líbia, o que representa um aumento em 30% face ao ano anterior, segundo dados da agência europeia de fronteiras Frontex.

O fluxo de migrantes que chegam à Europa através da rota do Mediterrâneo central está a aumentar, disse o diretor da Frontex, Fabrice Leggeri, em entrevista publicada hoje num jornal alemão, em comparação aos que chegam através da rota do Mediterrâneo oriental, fluxo que está a diminuir drasticamente.

Em cada embarcação intercetada na rota do Mediterrâneo central "vão em média cerca de 170 pessoas, geralmente sem combustível nem provisões suficientes para a viagem", sendo que há "dois anos a média era de cerca de 100 migrantes" nessa situação, disse Fabrice Leggeri.

Entre janeiro e abril, apenas seis mil migrantes entraram na Europa pelo Mar Egeu, entre a Turquia e a Grécia, a rota oriental, o que supõe menos 94% de pessoas relativamente ao ano passado.

O diretor da agência europeia de fronteiras atribuiu essa queda acentuada ao acordo entre a União Europeia e a Turquia sobre os migrantes, em que a Turquia recebe no seu território refugiados e fecha a fronteira em troca de apoio financeiro europeu.

Sob este acordo, a União Europeia já devolveu à Turquia mais de mil migrantes, assinalou Fabrice Leggeri, acrescentando que não há sinais de que Ancara não esteja a cumprir o pacto, apesar das ameaças do governo turco nesse sentido.

Leggeri nota ainda que a maioria dos migrantes que chegam à Europa através da rota do Mediterrâneo central não são cidadãos da Síria, como acontece na rota oriental, mas pessoas da Costa do Marfim, da Guiné, da Nigéria e do Bangladesh.

As máfias que traficam refugiados estão a servir-se da situação caótica enfrentada pela Líbia, devastada por uma guerra civil, disse o diretor da Frontex.

Lusa

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09