sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 100 desaparecidos em naufrágio no Mediterrâneo

(Arquivo)

Darrin Zammit Lupi

Pelo menos 113 pessoas desapareceram hoje num naufrágio no Mediterrâneo ao largo de Az Zawiyah, na Líbia, acordo com o porta-voz da Organização Internacional das Migrações (OIM), citado pela agência de notícias italiana ANSA.

Entretanto, sete pessoas foram salvas - seis homens e uma mulher - nas operações de socorro, efetuadas pela Guarda Costeira líbia com a ajuda de alguns pescadores.
Segundo os sobreviventes, em testemunhos recolhidos pela OIM, no barco estavam 120 pessoas, entre estas 30 mulheres e nove crianças.

De acordo com a Agência France Presse (AFP), que cita o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) os desaparecidos serão pelo menos 80.

Citando a mesma fonte, a AFP refere que cerca de 130 pessoas partiram na sexta-feira da Líbia num barco pneumático que começou a esvaziar ao fim de algumas horas e que 50 sobreviventes foram resgatados por um navio comercial que os deixará na Sicília no domingo.

No domingo à noite foi notícia um outro naufrágio no Mediterrâneo, em que cerca de 80 migrantes morreram depois de o bote onde seguiam ter naufragado, segundo relataram os sobreviventes hoje resgatados pela guarda costeira italiana.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.