sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 100 desaparecidos em naufrágio no Mediterrâneo

(Arquivo)

Darrin Zammit Lupi

Pelo menos 113 pessoas desapareceram hoje num naufrágio no Mediterrâneo ao largo de Az Zawiyah, na Líbia, acordo com o porta-voz da Organização Internacional das Migrações (OIM), citado pela agência de notícias italiana ANSA.

Entretanto, sete pessoas foram salvas - seis homens e uma mulher - nas operações de socorro, efetuadas pela Guarda Costeira líbia com a ajuda de alguns pescadores.
Segundo os sobreviventes, em testemunhos recolhidos pela OIM, no barco estavam 120 pessoas, entre estas 30 mulheres e nove crianças.

De acordo com a Agência France Presse (AFP), que cita o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) os desaparecidos serão pelo menos 80.

Citando a mesma fonte, a AFP refere que cerca de 130 pessoas partiram na sexta-feira da Líbia num barco pneumático que começou a esvaziar ao fim de algumas horas e que 50 sobreviventes foram resgatados por um navio comercial que os deixará na Sicília no domingo.

No domingo à noite foi notícia um outro naufrágio no Mediterrâneo, em que cerca de 80 migrantes morreram depois de o bote onde seguiam ter naufragado, segundo relataram os sobreviventes hoje resgatados pela guarda costeira italiana.

Lusa

  • AR começa hoje a votar OE e mais de 600 alterações dos partidos

    Orçamento do Estado 2018

    Entre os temas que deverão marcar os próximos dias de debate e das votações relativas à proposta orçamental de 2018, cuja votação final global será na segunda-feira, estão as medidas relacionadas com os incêndios, as alterações ao regime simplificado de IRS, as carreiras na função pública (e em especial a dos professores) e as cativações de despesa.

  • "Estamos vivos"
    11:41
  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27
  • Costa reforça apoio à transição democrática na Tunísia
    1:36

    Mundo

    As exportações portuguesas para a Tunísia têm vindo a crescer e o país ocupa já a 30.ª posição na lista de maiores compradores. António Costa está de visita a Tunes, na Tunísia, para uma cimeira entre os dois países, onde reforçou o apoio à transição democrática na Tunísia, como explica o enviado da SIC Ricardo Madeira Silva.

    Enviados SIC