sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

GNR resgata 30 migrantes no mar Egeu

(Arquivo)

Stefano Rellandini / Reuters

Militares da GNR em missão na Grécia resgataram hoje 30 migrantes que se encontravam numa embarcação de borracha com problemas no mar Egeu, junto à fronteira com a Turquia, indicou a corporação.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que os 30 migrantes, 11 dos quais crianças e oito mulheres, foram resgatados "em segurança" para a embarcação da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR", com o apoio de um navio grego, e foram entregues às autoridades locais.

Segundo a GNR, o resgate aconteceu durante uma ação de patrulhamento marítimo em que os militares da UCC detetaram uma embarcação de borracha a deslocar-se para território grego e com problemas nos flutuadores, que estavam "a ficar sem ar e com bastante água no interior".

Militares da UCC da GNR estão destacados na ilha grega de Kastelorizo no âmbito de uma missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).

Segundo a GNR, o principal objetivo desta operação da Frontex é prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, além de contribuir para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.