sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Espanha compromete-se a realojar mais 500 refugiados por mês

A Espanha vai fazer, a pedido da Comissão Europeia, um "esforço adicional" para realojar mais 500 refugiados por mês durante os próximos meses, anunciou hoje em Madrid a vice-presidente do Governo espanhol.

Sáenz de Santamaría deu esta informação no parlamento espanhol em resposta a várias perguntas da oposição, que criticou a política de refugiados do Governo e o facto de a Espanha não ter realojado 15.849 dos 17.337 migrantes que se comprometeu a acolher até 27 de setembro próximo.

"É um processo complexo e trataremos de ajudar para que se acelere, na medida do possível, mas não é um problema exclusivo deste Governo", insistiu a responsável governamental.

Sáenz de Santamaría avançou que este problema é partilhado com todos os Estados-membros da União Europeia, que em conjunto só realojaram, até ao momento, 23.000 das 160.000 personas que se tinham comprometido acolher.

A vice-presidente sublinhou que a Espanha está acima da média europeia e ocupa o sétimo lugar em termos de acolhimento, tendo recebido 40.000 pedidos de asilo entre 2015 e 2016 e 16.000 durante o corrente ano.

A Europa vive há vários anos uma crise provocada pela chegada de centenas de milhares de refugiados, oriundos maioritariamente da África e Médio Oriente, que solicitam asilo, fugindo dos seus países, devido a situações de guerras, fome e violações de direitos humanos, entre outras razões.

Lusa

  • Administrador recebia 420 mil € por ano quando aldeamento passava dificuldades
    4:39
  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • "Estamos vivos"
    11:41
  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27
  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Peru faz aparição especial na Casa Branca
    1:10

    Mundo

    Os norte-americanos estão a preparar-se para o tradicional Dia de Ação de Graças, assinalado na próxima quinta-feira. O tradicional peru fez esta terça-feira uma aparição especial na sala de conferências de imprensa, na Casa Branca, em Washington. O peru é o prato tradicional no Dia de Ação de Graças, uma data de louvor a Deus, que remonta ao século XVII e que é celebrada na quarta quinta-feira de novembro, sobretudo nos Estados Unidos da América e no Canadá.

  • Sara Sampaio brilha em Xangai
    1:50