sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Espanha compromete-se a realojar mais 500 refugiados por mês

A Espanha vai fazer, a pedido da Comissão Europeia, um "esforço adicional" para realojar mais 500 refugiados por mês durante os próximos meses, anunciou hoje em Madrid a vice-presidente do Governo espanhol.

Sáenz de Santamaría deu esta informação no parlamento espanhol em resposta a várias perguntas da oposição, que criticou a política de refugiados do Governo e o facto de a Espanha não ter realojado 15.849 dos 17.337 migrantes que se comprometeu a acolher até 27 de setembro próximo.

"É um processo complexo e trataremos de ajudar para que se acelere, na medida do possível, mas não é um problema exclusivo deste Governo", insistiu a responsável governamental.

Sáenz de Santamaría avançou que este problema é partilhado com todos os Estados-membros da União Europeia, que em conjunto só realojaram, até ao momento, 23.000 das 160.000 personas que se tinham comprometido acolher.

A vice-presidente sublinhou que a Espanha está acima da média europeia e ocupa o sétimo lugar em termos de acolhimento, tendo recebido 40.000 pedidos de asilo entre 2015 e 2016 e 16.000 durante o corrente ano.

A Europa vive há vários anos uma crise provocada pela chegada de centenas de milhares de refugiados, oriundos maioritariamente da África e Médio Oriente, que solicitam asilo, fugindo dos seus países, devido a situações de guerras, fome e violações de direitos humanos, entre outras razões.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC