sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Espanha autoriza entrada de navio Aquarius com 626 migrantes no porto de Valência

Guglielmo Mangiapane/ Reuters

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, ordenou às autoridades que permitam a entrada no Aquarius, com 629 migrantes a bordo, no porto de Valencia. O navio da SOS Mediterranée tem andado à deriva depois da recusa de Itália e Malta em receber a embarcação. A ONU e a União Europeia apelaram hoje a uma rápida resolução da situação.

"É nosso dever evitar uma catástrofe humanitária e oferecer um porto seguro para estas pessoas", refere a declaração divulgada hoje pelo Gabinete do primeiro-ministro Pedro Sánchez.

"Pedro Sánchez deu instruções para que Espanha cumpra os seus compromissos internacionais em matéria de crises humanitárias", refere o comunicado do Executivo espanhol.

Um dos Médicos Sem Fronteiras a bordo do navio Aquarius, o barco que Itália e Malta recusaram receber, tinha alertado para o facto de a partir de terça-feira a embarcação já não ter "comida suficiente" para os 629 migrantes a bordo.


"Temos água e comida para todos, mas só para hoje, porque já não vai ser suficiente para amanhã" (terça-feira), disse o médico norte-americano, David Beversluis, entrevistado pela agência EFE, acrescentando que "isso é o mais importante" neste momento.

O Aquarius, que transporta 629 migrantes, 123 dos quais menores, resgatados do Mediterrâneo ao longo do dia de sábado, foi proibido no domingo de atracar num porto de Itália e, de seguida, recebeu instruções para se manter em alto mar, a 35 milhas de Itália e a 27 milhas de Malta, segundo a ONG francesa responsável pelo navio, SOS Mediterranée.

Itália defendeu que deveria ser Malta a acolher os migrantes, mas Malta sustentou que a responsabilidade é de Itália porque as operações de salvamento dos migrantes ocorreram numa zona marítima coordenada por Roma.

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • A corrida pelo melhor lugar no Rock in Rio
    2:00