sicnot

Perfil

David Bowie 1947-2016

David Bowie 1947-2016

David Bowie 1947-2016

A morte de David Bowie foi como a vida, "uma obra de arte"

O produtor norte-americano Tony Visconti afirmou hoje nas redes sociais que a morte do músico britânico David Bowie, no domingo aos 69 anos, não foi diferente da vida: "Uma obra de arte".

Exposição "DAVID BOWIE is", atualmente em Groningen, Holanda.

Exposição "DAVID BOWIE is", atualmente em Groningen, Holanda.

Peter Dejong / AP

"Ele fez sempre o que queria. E queria fazer isto à maneira dele e da melhor forma. (...) Ele fez [o álbum] 'Blackstar' para nós, é o presente de aniversário dele. Já sabia há um ano que seria assim, mas eu não estava preparado para isso", afirmou Tony Visconti.

O produtor colaborou com David Bowie ao longo de várias décadas, nomeadamente nos álbuns "Scary Monsters" (1980) e "Heathen" (2002), tendo produzido "Blackstar", o disco que o músico britânico publicou na sexta-feira, dia em que completou 69 anos.

"Ele foi um homem extraordinário, cheio de amor e de vida. Estará sempre entre nós. Por agora, é aceitável que se chore", escreveu Tony Visconti através do Facebook.

David Bowie morreu no domingo aos 69 anos, rodeado pela família, após uma batalha de 18 meses contra o cancro, revelou a BBC citando o filho, Duncan Jones.

O seu mais recente álbum foi "Blackstar", em que surge como um 'rocker' ainda apostado em surpreender ao enveredar por alguma experimentação jazz, o qual foi posto à venda na passada sexta-feira, coincidindo com a data do seu 69.º aniversário.

Lusa

  • Bowie, um dos músicos mais influentes de sempre
    7:29

    David Bowie 1947-2016

    O músico britânico morreu este domingo depois de 18 meses a lutar contra o cancro. "Blackstar", o 25º álbum da carreira, foi lançado na sexta-feira, dia em que o músico completou 69 anos. Miguel Cadete, diretor da revista Blitz, analisou na SIC Notícias a carreira de David Bowie, realçando a versatilidade do artista e a capacidade criativa que o marcou até ao fim, com o lançamento de um último trabalho nas vésperas da sua morte.

  • Momentos da carreira do camaleónico Bowie
    2:43

    David Bowie 1947-2016

    Ziggy Stardust, Heroes e Let's Dance são apenas alguns dos temas incontornáveis da brilhante carreira de David Bowie. Referência mundial na história da música, o cantor britânico será sempre lembrado pela sua enorme criatividade e versatilidade, que lhe valeram o cognome de camaleão. Bowie morreu este domingo, aos 69 anos, após uma batalha de 18 meses contra o cancro.

  • O adeus de David Bowie, artista versátil e único
    4:59

    David Bowie 1947-2016

    O camaleónico David Bowie, que morreu este domingo, conjugou na sua carreira uma enorme e invulgar originalidade e talento. Um dos músicos mais influentes de sempre, com um estilo ímpar que nunca deixou de reinventar, David Bowie tinha completado 69 anos na passada sexta-feira. O cantor britânico aproveitou a data para lançar o último álbum da carreira. David Bowie fica para sempre na história da música.

  • Costa reafirma que entendimentos com BE e PCP são positivos
    0:34
  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57