sicnot

Perfil

David Bowie 1947-2016

David Bowie 1947-2016

David Bowie 1947-2016

A morte de David Bowie foi como a vida, "uma obra de arte"

O produtor norte-americano Tony Visconti afirmou hoje nas redes sociais que a morte do músico britânico David Bowie, no domingo aos 69 anos, não foi diferente da vida: "Uma obra de arte".

Exposição "DAVID BOWIE is", atualmente em Groningen, Holanda.

Exposição "DAVID BOWIE is", atualmente em Groningen, Holanda.

Peter Dejong / AP

"Ele fez sempre o que queria. E queria fazer isto à maneira dele e da melhor forma. (...) Ele fez [o álbum] 'Blackstar' para nós, é o presente de aniversário dele. Já sabia há um ano que seria assim, mas eu não estava preparado para isso", afirmou Tony Visconti.

O produtor colaborou com David Bowie ao longo de várias décadas, nomeadamente nos álbuns "Scary Monsters" (1980) e "Heathen" (2002), tendo produzido "Blackstar", o disco que o músico britânico publicou na sexta-feira, dia em que completou 69 anos.

"Ele foi um homem extraordinário, cheio de amor e de vida. Estará sempre entre nós. Por agora, é aceitável que se chore", escreveu Tony Visconti através do Facebook.

David Bowie morreu no domingo aos 69 anos, rodeado pela família, após uma batalha de 18 meses contra o cancro, revelou a BBC citando o filho, Duncan Jones.

O seu mais recente álbum foi "Blackstar", em que surge como um 'rocker' ainda apostado em surpreender ao enveredar por alguma experimentação jazz, o qual foi posto à venda na passada sexta-feira, coincidindo com a data do seu 69.º aniversário.

Lusa

  • Bowie, um dos músicos mais influentes de sempre
    7:29

    David Bowie 1947-2016

    O músico britânico morreu este domingo depois de 18 meses a lutar contra o cancro. "Blackstar", o 25º álbum da carreira, foi lançado na sexta-feira, dia em que o músico completou 69 anos. Miguel Cadete, diretor da revista Blitz, analisou na SIC Notícias a carreira de David Bowie, realçando a versatilidade do artista e a capacidade criativa que o marcou até ao fim, com o lançamento de um último trabalho nas vésperas da sua morte.

  • Momentos da carreira do camaleónico Bowie
    2:43

    David Bowie 1947-2016

    Ziggy Stardust, Heroes e Let's Dance são apenas alguns dos temas incontornáveis da brilhante carreira de David Bowie. Referência mundial na história da música, o cantor britânico será sempre lembrado pela sua enorme criatividade e versatilidade, que lhe valeram o cognome de camaleão. Bowie morreu este domingo, aos 69 anos, após uma batalha de 18 meses contra o cancro.

  • O adeus de David Bowie, artista versátil e único
    4:59

    David Bowie 1947-2016

    O camaleónico David Bowie, que morreu este domingo, conjugou na sua carreira uma enorme e invulgar originalidade e talento. Um dos músicos mais influentes de sempre, com um estilo ímpar que nunca deixou de reinventar, David Bowie tinha completado 69 anos na passada sexta-feira. O cantor britânico aproveitou a data para lançar o último álbum da carreira. David Bowie fica para sempre na história da música.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.