sicnot

Perfil

David Bowie 1947-2016

David Bowie 1947-2016

David Bowie 1947-2016

David Bowie cremado em Nova Iorque sem a presença de familiares ou amigos

O corpo de David Bowie terá sido cremado em Nova Iorque, numa cerimónia realizada no máximo secretismo e sem a presença de familiares ou amigos, como era desejo do artista. De acordo com a imprensa britânica, o cantor disse aos seus entes queridos que não queria um funeral ou qualquer cerimónia pública.

FACUNDO ARRIZABALAGA/ EPA

A cremação terá acontecido pouco depois da sua morte, com a simplicidade que David Bowie desejava, mantendo o sigilo da vida privada, pelo qual sempre batalhou.

O cantor, que completou 69 anos no passado dia 8, morreu no domingo após 18 meses de luta contra o cancro, doença que manteve no máximo secretismos e que, até à confirmação da sua morte pelo filho, era desconhecida de amigos e até de alguns familiares.

Muitos fãs de Bowie continuam a prestar-lhe homenagem em Brixton, bairro londrino onde nasceu, e em Nova Iorque, cidade onde viveu grande parte da sua vida.

"Em muitos aspetos não seria preciso uma cerimónia para lembrar David porque temos a sua música. Ele teria gostado de simplesmente desaparecer sem barulho, sem espalhafato. Esse é o seu estilo (…) O seu último álbum Blackstar foi o seu adeus aos fãs", refere uma fonte citada pelo jornal britânico The Mirror.

Bowie lançou o seu álbum 25º e último álbum no dia do seu 69º aniversário. Este derradeiro trabalho tem sete músicas, incluindo um tema chamado Lazarus cujo início é agora revelador: "Olhe para mim, estou no céu. Tenho cicatrizes que não podem ser vistas. Tenho drama, não pode ser roubado. Todo o mundo me conhece agora".

  • O adeus de David Bowie, artista versátil e único
    4:59

    David Bowie 1947-2016

    O camaleónico David Bowie, que morreu este domingo, conjugou na sua carreira uma enorme e invulgar originalidade e talento. Um dos músicos mais influentes de sempre, com um estilo ímpar que nunca deixou de reinventar, David Bowie tinha completado 69 anos na passada sexta-feira. O cantor britânico aproveitou a data para lançar o último álbum da carreira. David Bowie fica para sempre na história da música.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.