sicnot

Perfil

David Bowie 1947-2016

David Bowie 1947-2016

David Bowie 1947-2016

Bowie soube que cancro era terminal três meses antes de morrer

David Bowie descobriu que o seu cancro era terminal três meses antes de morrer, de acordo com um documentário realizado pela BBC. "David Bowie: The Last Five Years" (David Bowie: Os Últimos Cinco Anos, em português) revela que o músico descobriu que iria parar o tratamento enquanto gravava o videoclip de "Lazarus".

© Leonhard Foeger / Reuters

O documentário estreia na BBC Two este sábado, poucos dias antes do primeiro aniversário da morte de Bowie. Assim como o título sugere, mostra a tournée "A Reality Tour", entre 2003 e 2004, assim como os últimos quatro anos da sua vida.

No documentário, o diretor do videoclip Lazarus explica que ficou a saber da notícia no final dessa semana. "Ele ia parar o tratamento (...) A doença ganhou", explicou Johan Renck. O realizador confessou que o videoclip - no qual Bowie aparece numa cama com os seus olhos tapados - não era sobre a doença do músico.

"Para mim, tinha a ver com o aspeto bíblico, ou seja, o Homem que renasce. Não tinha nada a ver com ele estar doente."

O produtor Tony Visconti explicou no documentário que Bowie estava numa "boa fase" quando gravou o seu último álbum "Blackstar", lançado a 8 de janeiro de 2016 para coincidir com o seu 69.º aniversário.

Bowie morreu dois dias depois.

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.