sicnot

Perfil

Dérbi com todos

Dérbi com todos

Dérbi com todos

Benfica chega ao 300.º dérbi com mais 22 triunfos

5 de março de 1997

ARMANDO FRANCA

O Benfica chega este sábado ao 300.º dérbi com o Sporting destacado na liderança do histórico dos jogos de futebol entre as duas equipas, ao somar 130 vitórias, contra 108 dos leões, uma vantagem de 22 triunfos.

Numa história que se conta há quase 110 anos, desde 1907/08, mais precisamente desde 1 de dezembro de 1907, os encarnados atingiram o final da década de 50 em desvantagem, mas assumiram o comando nos anos 60 e jamais o largaram.

Os primeiros 299 capítulos do dérbi dos dérbis registam ainda 61 igualdades, sendo que o Benfica também lidera claramente em termos de golos, com 505 marcados, contra 462 dos leões, num total de 967 entre os dois clubes.

Na primeira década do Século XXI, o Sporting ainda conseguiu equilibrar (oito triunfos para cada um, mais outras tantas igualdades), mas o Benfica lidera claramente desde 2010/11, com 10 triunfos, contra quatro (25-16 em golos).

Com Jorge Jesus, "roubado" ao Benfica, o Sporting logrou três triunfos consecutivos, na época passada, mas o conjunto de Rui Vitória já devolveu o comando aos encarnados, com triunfos nos dois últimos jogos.

A época passada, em Alvalade, o grego Mitroglou selou o triunfo dos encarnados, que, com um triunfo por 1-0 ultrapassaram o Sporting na tabela e não mais pararam de ganhar, até selarem o tri, na derradeira jornada.

5 de março de 2016

5 de março de 2016

MIGUEL ANGELO PEREIRA

Na presente temporada, o Benfica voltou a impor-se, desta vez na Luz, com um triunfo por 2-1, materializado com tentos de Salvio e Raúl Jiménez. O holandês Bas Dost ainda reduziu, mas já não evitou o desaire dos leões.

No total, entre jogos de I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça, Campeonato de Portugal e Regional de Lisboa, as aguias passaram, assim, a totalizar 130 triunfos e 505 golos, contra 108 vitórias e 462 tentos dos leões.

Em termos de campeonato, a vantagem do Benfica é ainda mais expressiva, com 77 vitórias, contra 47 do Sporting, graças ao equilíbrio nos jogos realizados no reduto dos leões, onde os anfitriões só venceram mais um jogo.

Os encarnados também estão por cima na Taça da Liga (duas vitórias contra nenhuma), enquanto o Sporting lidera na Taça de Portugal (18-15), no Campeonato de Portugal (3-2), no Regional de Lisboa (37-33) e na Supertaça (3-1).

9 de janeiro de 2000

9 de janeiro de 2000

Jose Manuel Ribeiro

A equipa sportinguista ganhou os dois jogos inaugurais, o primeiro a 1 de dezembro de 1907, por 2-1, face ao ainda Sport Lisboa, no Campo da Quinta Nova, em Carcavelos, onde, segundo as crónicas da altura, os seus jogadores fugiram da chuva e só voltaram obrigados pelo árbitro.

Apesar desse desaire, os encarnados ganharam (4-2) o conjunto dos poucos jogos (seis) realizados na primeira década do século XX, assumindo uma superioridade ainda maior na segunda, com 13 triunfos, contra apenas cinco dos leões.

As águias chegaram a ter mais 10 vitórias, só que o Sporting respondeu: foi melhor nas quatro décadas seguintes e no final da temporada 1949/50 já tinha dado a volta ao histórico (56 triunfos, contra 54).

22 de fevereiro de 1998

22 de fevereiro de 1998

Jose Manuel Ribeiro

O melhor período do Sporting foi a década de 40, com mais de 50% de vitórias (21, em 40) e 101 golos - recorde em qualquer década -, em pleno reinado dos cinco violinos (Peyroteo, Vasques, Albano, Travaços e Jesus Correia).

Depois, o clube da Luz passou a dominar por completo e reinou nas quatro décadas seguintes, sobretudo na de 70, ainda como o pantera negra Eusébio da Silva Ferreira a ditar leis: 15 triunfos em 27 jogos (55,6 por cento).

O Sporting equilibrou na primeira década do século XXI (oito triunfos para cada lado e outros tantos empates), mas, na segunda, a liderança do Benfica é, para já, clara, com 10-4 em vitórias e 25-16 em golos.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.