sicnot

Perfil

Dérbi com todos

Dérbi com todos

Dérbi com todos

Sá Pinto recorda com "grande alegria" o dérbi que ganhou como treinador

AP

Ricardo Sá Pinto está entre o lote de antigos futebolistas a poder orgulhar-se de ter participado na história do dérbi Sporting-Benfica como jogador e treinador e a sair com um saldo positivo em ambos os registos.

Se como atleta dos "leões" disputou 12 dérbis para o campeonato nacional, somando nove vitórias, um empate e duas derrotas, no papel de treinador realizou apenas um jogo e voltou a sair vencedor (1-0, na época 2011/12).

"Participei em vários dérbis enquanto jogador e recordo grandes jogos e grandes vitórias dessa altura, mas a única vitória que obtive num dérbi enquanto treinador recordo com uma grande alegria", começa por contar o atual treinador dos gregos do Atromitos.

Em declarações à Lusa, Sá Pinto assinala o impacto e a forma como essa vitória sobre o eterno rival foi alcançada, sublinhando a justiça de ganhar então a uma equipa orientada por Jorge Jesus, que ocupa agora o cargo do lado do Sporting.

"Ganhámos por 1-0 ao Benfica em casa, num jogo em que fizemos uma grande exibição e em que podíamos ter ganho por muitos mais, se tivéssemos concretizado as oportunidades que criámos. Fomos claramente superiores", explica.

Rafael Marchante

Tal como na presente temporada, o Benfica também lutava para conseguir chegar ao título, objetivo que viria então a fugir para o FC Porto.

Para o antigo internacional português, o "Benfica era um adversário difícil" e era "claramente favorito".

"O Jorge Jesus era o treinador do Benfica na altura e penso que nos sete jogos que tinha jogado contra o Sporting nunca tinha perdido. Lembro-me também de que o Benfica nessa altura ainda sonhava com a conquista do título e com essa derrota ficou definitivamente afastado", acrescenta.

Assim, por ter sido o "primeiro e único dérbi até agora" realizado no papel de treinador, Sá Pinto destaca o sabor especial de ter saído vitorioso: "É o que eu recordo com maior satisfação".

O Sporting, terceiro classificado, com 63 pontos, recebe este sábado, às 20:30, o Benfica, líder, com 71, num jogo referente à 30.ª jornada da I Liga, marcado para o Estádio José Alvalade.

Lusa

  • PS e BE não propõem alívio da dívida à UE
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à União europeia e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta dos partidos para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido qualquer perdão de dívida, ao contrário do que os partidos mais à esquerda chegaram a defender.

  • Antigos ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo MP
    1:54

    Operação Marquês

    Quatro antigos ministros de Governos de José Sócrates foram ouvidos recentemente pelo Ministério Público (MP), no âmbito da Operação Marquês. Mário Lino, António Mendonça, Teixeira dos Santos e Luís Campos e Cunha foram ouvidos como testemunhas. Os investigadores chamaram os antigos governantes para esclarecer decisões relacionadas com a PT.

    Notícia SIC

  • Suspeito de atropelamento mortal diz que foi mero acidente 
    2:00
  • Confrontos na primeira greve geral no Brasil em 21 anos
    1:34
  • "Está na altura de pressionarmos a Coreia do Norte"
    0:45

    Mundo

    O secretário de estado norte-americano, Rex Tillerson, afirmou esta sexta-feira na ONU que a ameaça da Coreia do Norte é real e pediu que o conselho de segurança da ONU tome medidas antes que seja o regime de pyongyang a fazê-lo.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre após a cirurgia

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.