sicnot

Perfil

Dérbi com todos

Dérbi com todos

Dérbi com todos

Sá Pinto recorda com "grande alegria" o dérbi que ganhou como treinador

AP

Ricardo Sá Pinto está entre o lote de antigos futebolistas a poder orgulhar-se de ter participado na história do dérbi Sporting-Benfica como jogador e treinador e a sair com um saldo positivo em ambos os registos.

Se como atleta dos "leões" disputou 12 dérbis para o campeonato nacional, somando nove vitórias, um empate e duas derrotas, no papel de treinador realizou apenas um jogo e voltou a sair vencedor (1-0, na época 2011/12).

"Participei em vários dérbis enquanto jogador e recordo grandes jogos e grandes vitórias dessa altura, mas a única vitória que obtive num dérbi enquanto treinador recordo com uma grande alegria", começa por contar o atual treinador dos gregos do Atromitos.

Em declarações à Lusa, Sá Pinto assinala o impacto e a forma como essa vitória sobre o eterno rival foi alcançada, sublinhando a justiça de ganhar então a uma equipa orientada por Jorge Jesus, que ocupa agora o cargo do lado do Sporting.

"Ganhámos por 1-0 ao Benfica em casa, num jogo em que fizemos uma grande exibição e em que podíamos ter ganho por muitos mais, se tivéssemos concretizado as oportunidades que criámos. Fomos claramente superiores", explica.

Rafael Marchante

Tal como na presente temporada, o Benfica também lutava para conseguir chegar ao título, objetivo que viria então a fugir para o FC Porto.

Para o antigo internacional português, o "Benfica era um adversário difícil" e era "claramente favorito".

"O Jorge Jesus era o treinador do Benfica na altura e penso que nos sete jogos que tinha jogado contra o Sporting nunca tinha perdido. Lembro-me também de que o Benfica nessa altura ainda sonhava com a conquista do título e com essa derrota ficou definitivamente afastado", acrescenta.

Assim, por ter sido o "primeiro e único dérbi até agora" realizado no papel de treinador, Sá Pinto destaca o sabor especial de ter saído vitorioso: "É o que eu recordo com maior satisfação".

O Sporting, terceiro classificado, com 63 pontos, recebe este sábado, às 20:30, o Benfica, líder, com 71, num jogo referente à 30.ª jornada da I Liga, marcado para o Estádio José Alvalade.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57