sicnot

Perfil

Dérbi com todos

Dérbi com todos

Dérbi com todos

Vitória inverteu tendência com leões mas continua com nota negativa

Steven Governo

O treinador Rui Vitória inverteu a tendência negativa frente ao Sporting nos dois últimos confrontos, embora mantenha um saldo desfavorável nos embates com o adversário da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O técnico ribatejano de 47 anos encontrou o Sporting em 19 ocasiões, ao serviço de Fátima (dois jogos), Paços de Ferreira (três), Vitória de Guimarães (nove) e Benfica (cinco), somando seis triunfos, 11 derrotas e dois empates.

No entanto, os dois últimos encontros sorriram a Rui Vitória, que venceu o primeiro dérbi da atual edição da I Liga por 2-1, no Estádio da Luz, oito meses depois de também ter triunfado em Alvalade, com um golo solitário de Mitroglou (1-0), que deixou as águias em posição privilegiada para conquistarem o tricampeonato.

Este jogo, realizado em 5 de março, colocou ponto final a uma série de cinco derrotas consecutivas do técnico diante dos leões, três ao serviço do Benfica (em 2015/16) e duas pelo Vitória de Guimarães (2014/15).

De resto, na última temporada ao comando dos vitorianos, Rui Vitória conseguiu triunfar na primeira volta do campeonato, com Bouba Saré, Maurício (na própria baliza) e André André a garantirem o triunfo no Minho, por 3-0, naquele que foi o primeiro desaire sportinguista na I Liga daquela época.

7 de novembro de 2013, Rui Vitória ao serviço do Vitória de Guimarães

7 de novembro de 2013, Rui Vitória ao serviço do Vitória de Guimarães

Paulo Duarte

Este seria o primeiro dos três embates que tiveram lugar em 2014/15, sendo que, nos dois seguintes, o Sporting, então comandado por Marco Silva, venceu para a fase de grupos da Taça da Liga (2-0) e na segunda volta do campeonato (4-1).

Por outro lado, o primeiro embate de Rui Vitória com o Sporting ocorreu em 2007/08, na primeira edição da Taça da Liga, quando o técnico orientava o Fátima, da II Liga. Depois de ter eliminado o FC Porto na prova, o Fátima cruzou-se com os verde e brancos e venceu a primeira mão da quarta eliminatória por 2-1, no emprestado Estádio do Restelo, mas acabaria por ser eliminado, devido à derrota por 3-2, no segundo jogo.

O reencontro de Rui Vitória com o Sporting só voltaria a acontecer três anos mais tarde, em 2010/11, já com o técnico ao comando do primodivisionário Paços de Ferreira, que, logo na primeira jornada do campeonato, recebeu e venceu o conjunto leonino pela margem mínima (1-0), com um golo do venezuelano Mario Rondón.

De resto, o mesmo viria a suceder no jogo da segunda volta, desta feita com uma vitória pacense por 3-2. Entre estas duas partidas da I Liga, o Sporting eliminou os castores da Taça de Portugal (1-0).

Na temporada seguinte (2011/12), Rui Vitória assumiu o comando do Vitória de Guimarães e as duas partidas com o Sporting saldaram-se em duas derrotas no campeonato (1-0 e 5-0), antes de duas igualdades registadas em 2012/13 (0-0 e 1-1).

Em 2013/14, os leões voltaram a superiorizar-se à equipa comandada pelo técnico, vencendo os dois jogos da I Liga, primeiro em Guimarães e, depois, em Alvalade, ambos pela margem mínima (1-0).

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.