sicnot

Perfil

Dérbi com todos

Dérbi com todos

Dérbi com todos

Vitória inverteu tendência com leões mas continua com nota negativa

Steven Governo

O treinador Rui Vitória inverteu a tendência negativa frente ao Sporting nos dois últimos confrontos, embora mantenha um saldo desfavorável nos embates com o adversário da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O técnico ribatejano de 47 anos encontrou o Sporting em 19 ocasiões, ao serviço de Fátima (dois jogos), Paços de Ferreira (três), Vitória de Guimarães (nove) e Benfica (cinco), somando seis triunfos, 11 derrotas e dois empates.

No entanto, os dois últimos encontros sorriram a Rui Vitória, que venceu o primeiro dérbi da atual edição da I Liga por 2-1, no Estádio da Luz, oito meses depois de também ter triunfado em Alvalade, com um golo solitário de Mitroglou (1-0), que deixou as águias em posição privilegiada para conquistarem o tricampeonato.

Este jogo, realizado em 5 de março, colocou ponto final a uma série de cinco derrotas consecutivas do técnico diante dos leões, três ao serviço do Benfica (em 2015/16) e duas pelo Vitória de Guimarães (2014/15).

De resto, na última temporada ao comando dos vitorianos, Rui Vitória conseguiu triunfar na primeira volta do campeonato, com Bouba Saré, Maurício (na própria baliza) e André André a garantirem o triunfo no Minho, por 3-0, naquele que foi o primeiro desaire sportinguista na I Liga daquela época.

7 de novembro de 2013, Rui Vitória ao serviço do Vitória de Guimarães

7 de novembro de 2013, Rui Vitória ao serviço do Vitória de Guimarães

Paulo Duarte

Este seria o primeiro dos três embates que tiveram lugar em 2014/15, sendo que, nos dois seguintes, o Sporting, então comandado por Marco Silva, venceu para a fase de grupos da Taça da Liga (2-0) e na segunda volta do campeonato (4-1).

Por outro lado, o primeiro embate de Rui Vitória com o Sporting ocorreu em 2007/08, na primeira edição da Taça da Liga, quando o técnico orientava o Fátima, da II Liga. Depois de ter eliminado o FC Porto na prova, o Fátima cruzou-se com os verde e brancos e venceu a primeira mão da quarta eliminatória por 2-1, no emprestado Estádio do Restelo, mas acabaria por ser eliminado, devido à derrota por 3-2, no segundo jogo.

O reencontro de Rui Vitória com o Sporting só voltaria a acontecer três anos mais tarde, em 2010/11, já com o técnico ao comando do primodivisionário Paços de Ferreira, que, logo na primeira jornada do campeonato, recebeu e venceu o conjunto leonino pela margem mínima (1-0), com um golo do venezuelano Mario Rondón.

De resto, o mesmo viria a suceder no jogo da segunda volta, desta feita com uma vitória pacense por 3-2. Entre estas duas partidas da I Liga, o Sporting eliminou os castores da Taça de Portugal (1-0).

Na temporada seguinte (2011/12), Rui Vitória assumiu o comando do Vitória de Guimarães e as duas partidas com o Sporting saldaram-se em duas derrotas no campeonato (1-0 e 5-0), antes de duas igualdades registadas em 2012/13 (0-0 e 1-1).

Em 2013/14, os leões voltaram a superiorizar-se à equipa comandada pelo técnico, vencendo os dois jogos da I Liga, primeiro em Guimarães e, depois, em Alvalade, ambos pela margem mínima (1-0).

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.