sicnot

Perfil

Descarrilamento na Galiza

Descarrilamento na Galiza

Descarrilamento na Galiza

Comboio "Celta" liga Vigo-Porto desde julho de 2013

O comboio "Celta", que hoje de manhã descarrilou em Porriño, Pontevedra, em Espanha, iniciou a sua exploração comercial em julho de 2013, assegurando uma ligação rápida entre Vigo e Porto, com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.

Com bilhete único com o preço de 14,75 euros, esta ligação partilhada pela portuguesa CP e a pela espanhola Renfe, veio permitir percorrer os 175 quilómetros que separam as cidades em duas horas e 15 minutos, quando anteriormente a ligação demorava mais de três horas.

Desde novembro de 2014 que o Celta conta com automotoras 592.200 que lhe permitem atingir uma velocidade máxima de 140 quilómetros por hora (contra os 120 anteriores) e possuem freio electropneumático.

Nessa ocasião, fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) afirmou que a automotora 592.200, alugada pela CP à Renfe, além de permitir uma melhor prestação, vinha assegurar também um maior conforto aos passageiros.

O comboio que esta manhã descarrilou perto da estação galega de O Porriño provocou, pelo menos, três vítimas mortais, uma delas é o maquinista português, e "um número elevado" de feridos, segundo fontes da polícia citadas pela EFE.

Segundo dados de agosto e de acordo com o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, nos últimos três anos houve um aumento de 155% do número de passageiros a viajar no "Celta", fruto da "melhoria" do serviço daquela ligação internacional.

José Maria Costa manifestou "satisfação" com os dados recentes divulgados pela espanhola Renfe, que indicam que "em 2012 o número de passageiros rondava os 28.300, no ano seguinte, era superior a 30 mil, em 2014, fixou-se nos 56.700 passageiros e, em 2015, aumentou 27%, com 72.300 pessoas a viajar" no "Celta".

"Estes dados vem provar que a ligação era necessária para que a eurorregião cumpra a sua missão de aproximação das duas regiões e está satisfeito com os dados que trarão melhorias em termos de economia e turismo, por exemplo", frisou o autarca, sublinhando que o aumento "é justificado pela diminuição do tempo de viagem, pela diminuição de paragens mas também pela conciliação das bilheteiras dos dois lados da fronteira", e a que "se irá juntar, em breve, a eletrificação da Linha do Minho entre Nine (distrito de Braga) e Viana do Castelo".

O tempo de viagem desta ligação internacional, que esteve para encerrar em 2011, deverá ser reduzido depois de eletrificada e modernizada a Linha do Minho e parte do troço na Galiza, conforme acordado pelos governos de Portugal e de Espanha.

A Linha do Minho integra o corredor Eixo Atlântico e a concretização do projeto de modernização é relevante para a ligação da rede ferroviária nacional a Espanha, nomeadamente na ligação a Vigo, que poderá permitir o aumento da capacidade exportadora de mercadorias do país.

Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.