sicnot

Perfil

Descarrilamento na Galiza

Descarrilamento na Galiza

Descarrilamento na Galiza

Renfe e ADIF no Parlamento espanhol para prestar esclarecimentos

© Reuters

Os presidentes da Renfe (comboios espanhóis) e da ADIF (infraestruturas ferroviárias espanholas) deverão comparecer no Parlamento, em Madrid, para informar os deputados do acidente ocorrido na sexta-feira em O Porriño (Pontevedra), Galiza, onde morreram quatro pessoas.

"Hoje mesmo estamos a ver a possibilidade de solicitar a comparência dos presidentes da ADIF e RENFE na Comissão de Fomento do Congresso dos Deputados, para que possam informar com todo o detalhe", revelou o ministro do Fomento e Justiça em funções, Rafael Catalá, em declarações à Rádio Nacional de Espanha, citado pela EFE.

Quatro pessoas morreram, entre os quais o maquinista português, no descarrilamento de comboio em O Porriño na última sexta-feira.

O comboio, com 63 passageiros, fazia o trajeto Vigo-Porto partilhado entre a CP (Comboios de Portugal) e a RENFE na linha conhecida com o nome "Celta", inaugurada em 2011.

Rafael Catalá precisou que os serviços jurídicos do seu ministério e do parlamento estão a avaliar qual será o melhor momento para a ida ao Congresso dos Deputados, "mas em todo o caso com caráter de urgência".

"Comprometi-me para que haja a máxima transparência e estamos a informar permanentemente os grupos parlamentares da evolução da situação e assim vamos continuar nas próximas semanas", assegurou o ministro.

Rafael Catalá estima que "se alguém pretende com um acidente em que houve a perda de vidas humanas e muitos feridos fazer política seria bastante rasteiro e impróprio".

Espanha vive há oito meses com um governo de gestão, sem que os partidos políticos consigam formar um novo executivo.

Entretanto, a Galiza e o País Basco vão realizar eleições para os parlamentos regionais e há uma grande confrontação política, com declarações muito vivas sobre todos os assuntos de atualidade.

Segundo o governo regional da Galiza, nove de um total de meia centena de feridos no acidente de comboio ainda estavam no domingo a receber cuidados médicos em unidades hospitalares.

A Comissão de Investigação de Acidentes Ferroviários (CIAF) de Espanha está a investigar o acidente, nomeadamente a caixa negra do comboio.

A circulação na linha onde na sexta-feira descarrilou o comboio foi restabelecida no sábado e os destroços deverão ser removidos na terça-feira.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC