sicnot

Perfil

Ébola

Ébola

Ébola

OMS revela que o Ébola causou mais de 10 mil mortos

A epidemia de Ébola na África Ocidental ultrapassou a fasquia de 10 mil mortos, divulgou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), citando dados atualizados na última terça-feira.

© Stringer . / Reuters

Os três países mais afetados pelo vírus do Ébola - Serra Leoa, Guiné-Conacri e Libéria - contabilizaram 10.004 mortes em 24.350 casos registados, desde que a epidemia surgiu na África Ocidental, no sul da Guiné-Conacri, em dezembro de 2013, indicou a agência das Nações Unidas.

Foram também registadas seis vítimas mortais no Mali, uma nos Estados Unidos e oito na Nigéria. Todos estes países foram declarados livres do vírus.

Um estudo hoje publicado na revista especializada norte-americana Science alertou hoje que a epidemia de Ébola poderá potenciar os casos de sarampo e de mortalidade infantil na África Ocidental.

Segundo peritos, os hospitais da região foram sobrecarregados com o combate ao Ébola e não conseguiram cumprir calendários e procedimentos de vacinação.

O estudo alertou que podem ocorrer cerca de 100 mil novos casos de sarampo, a par dos 127 mil casos já previstos entre crianças que não foram vacinadas contra o sarampo na Guiné-Conacri, Serra Leoa e na Libéria.

"Os efeitos secundários do Ébola nas taxas de infeção de sarampo e de outras doenças infantis podem também ser devastadores ao nível de perdas de vidas humanas", afirmou Justin Lessler, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins e principal autor do estudo.


Lusa
  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC