sicnot

Perfil

Ébola

Ébola

Ébola

Duas vacinas experimentais contra o Ébola testadas na Libéria não mostram riscos

Duas vacinas experimentais contra o vírus do Ébola, objeto de um ensaio clínico de duas fases na Libéria envolvendo centenas de pessoas, aparentam não representar riscos, indicou na quinta-feira o Instituto Americano de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID).

© Eddie Keogh / Reuters

Os resultados vêm confirmar outros dois ensaios clínicos, com 20 pessoas cada um, realizados anteriormente nos Estados Unidos. As duas vacinas são VSV-EBOV, desenvolvida pelo laboratório britânico GlaxoSmithKline com o NIAID, e VSV-ZEBOV, desenvolvida pela Agência de Saúde Pública do Canadá, ainda que produzida pelos laboratórios NewLink Genetics e Merck.

Os testes continuam a aumentar o número de participantes, que devem chegar aos 1.500, com o objetivo de verificar a eficácia das vacinas.

Atualmente não há qualquer tratamento ou vacina autorizada contra o Ébola e a Organização Mundial de Saúde deu luz verde para acelerar os ensaios clínicos de possíveis vacinas.

Desde o início de 2014, mais de 10.000 pessoas morreram na África Ocidental, a maioria na Libéria, Serra Leoa e Guiné Conacri.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35