sicnot

Perfil

Ébola

Ébola

Ébola

Ébola contaminou mais de 26 mil pessoas, das quais morreram 10.823

O vírus Ébola contaminou mais de 26 mil pessoas desde o início da epidemia, há 16 meses, das quais 10.823 morreram, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS) na quarta-feira.

No total, a doença foi contraída por 26.079 pessoas nos últimos 16 meses, as quais morreram 10.823, na sua quase totalidade na Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa, os três países mais afetados pela epidemia na África Ocidental. (Arquivo)

No total, a doença foi contraída por 26.079 pessoas nos últimos 16 meses, as quais morreram 10.823, na sua quase totalidade na Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa, os três países mais afetados pela epidemia na África Ocidental. (Arquivo)

© Reuters Staff / Reuters

A OMS sublinhou também que a redução do número de casos confirmados parecia ter estagnado e apelou a mais esforços para interromper definitivamente a transmissão do vírus. 

No total, a doença foi contraída por 26.079 pessoas nos últimos 16 meses, as quais morreram 10.823, na sua quase totalidade na Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa, os três países mais afetados pela epidemia na África Ocidental. 

Na semana anterior a 19 de abril, foram confirmados 33 novos casos, 21 na Guiné-Conacri e 12 na Serra Leoa.

Na semana precedente tinham sido confirmados 37 novos casos, contra 30 na anterior. 

"A descida no número de casos confirmados foi interrompida nas últimas três semanas", destacou a OMNS, no seu último balanço.

"Para acelerar o declínio da epidemia e atingir zero casos, vai ser preciso um empenho mais firme da comunidade internacional, melhorar a investigação dos contactos e a despistagem precoce", acrescentou a organização. 
Lusa
  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.