sicnot

Perfil

Ébola

Ébola

Ébola

Libéria anuncia regresso do Ébola ao país com uma morte

A Libéria anunciou hoje o regresso do vírus do Ébola, mais de seis semanas depois de a doença ter sido erradicada do país. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Baz Ratner / Reuters

"Um novo caso de Ébola foi registado no condado de Margibi, o doente morreu e foi confirmado positivo antes da morte. Já foi sepultado", afirmou o ministro adjunto da Saúde, Tolbert Nyensuah. 

O responsável disse a uma rádio que foram identificados e estão em quarentena todos os que tiveram contacto com a vítima, sem precisar o seu número ou dar quaisquer informações sobre o doente. 

"Estamos a investigar para saber a origem deste novo caso. Pedimos a todos os cidadãos na Libéria que continuem a respeitar as medidas preventivas", disse. 

Os vizinhos da Libéria Serra Leoa e Guiné-Conacri continuam a combater a epidemia daquela febre hemorrágica que já matou mais de 11.000 pessoas desde o início de 2014, mas o condado de Margibi está mais perto da capital Monrovia do que de qualquer das fronteiras. 

O porta-voz da Organização Mundial de Saúde Tarik Jasarevic disse aos jornalistas em Genebra que a agência da ONU tinha sido informada do novo caso. 

 

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal está em Leiria
    1:13
  • Segunda vaga de incêndios queimou 28 mil hectares
    1:09

    País

    A segunda vaga de fogos que assolou o país queimou 28 mil hectares do território nacional, em apenas cinco dias. Segundo o Sistema Europeu de Incêndios, a área ardida equivale a quase três concelhos de Lisboa.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26