sicnot

Perfil

Ébola

Ébola

Ébola

Libéria anuncia regresso do Ébola ao país com uma morte

A Libéria anunciou hoje o regresso do vírus do Ébola, mais de seis semanas depois de a doença ter sido erradicada do país. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Baz Ratner / Reuters

"Um novo caso de Ébola foi registado no condado de Margibi, o doente morreu e foi confirmado positivo antes da morte. Já foi sepultado", afirmou o ministro adjunto da Saúde, Tolbert Nyensuah. 

O responsável disse a uma rádio que foram identificados e estão em quarentena todos os que tiveram contacto com a vítima, sem precisar o seu número ou dar quaisquer informações sobre o doente. 

"Estamos a investigar para saber a origem deste novo caso. Pedimos a todos os cidadãos na Libéria que continuem a respeitar as medidas preventivas", disse. 

Os vizinhos da Libéria Serra Leoa e Guiné-Conacri continuam a combater a epidemia daquela febre hemorrágica que já matou mais de 11.000 pessoas desde o início de 2014, mas o condado de Margibi está mais perto da capital Monrovia do que de qualquer das fronteiras. 

O porta-voz da Organização Mundial de Saúde Tarik Jasarevic disse aos jornalistas em Genebra que a agência da ONU tinha sido informada do novo caso. 

 

Lusa

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05