sicnot

Perfil

Ébola

Ébola

Ébola

Libéria anuncia regresso do Ébola ao país com uma morte

A Libéria anunciou hoje o regresso do vírus do Ébola, mais de seis semanas depois de a doença ter sido erradicada do país. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Baz Ratner / Reuters

"Um novo caso de Ébola foi registado no condado de Margibi, o doente morreu e foi confirmado positivo antes da morte. Já foi sepultado", afirmou o ministro adjunto da Saúde, Tolbert Nyensuah. 

O responsável disse a uma rádio que foram identificados e estão em quarentena todos os que tiveram contacto com a vítima, sem precisar o seu número ou dar quaisquer informações sobre o doente. 

"Estamos a investigar para saber a origem deste novo caso. Pedimos a todos os cidadãos na Libéria que continuem a respeitar as medidas preventivas", disse. 

Os vizinhos da Libéria Serra Leoa e Guiné-Conacri continuam a combater a epidemia daquela febre hemorrágica que já matou mais de 11.000 pessoas desde o início de 2014, mas o condado de Margibi está mais perto da capital Monrovia do que de qualquer das fronteiras. 

O porta-voz da Organização Mundial de Saúde Tarik Jasarevic disse aos jornalistas em Genebra que a agência da ONU tinha sido informada do novo caso. 

 

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..