sicnot

Perfil

Ébola

Ébola

Ébola

OMS anuncia fim ao ressurgimento de ébola na Serra Leoa

O mais recente ressurgimento de Ébola na Serra Leoa terminou, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera este acontecimento "um novo marco no esforço do país para derrotar" a doença.

© Baz Ratner / Reuters

Em comunicado, a OMS diz que passam hoje 42 dias, ou seja dois ciclos de incubação do vírus, desde que o último doente confirmado no país teve o seu segundo resultado negativo.

Este último ressurgimento de Ébola fez elevar para 3.590 o número de mortos na Serra Leoa durante uma "epidemia que devastou famílias e comunidades em todo o país e perturbou todos os aspetos da vida", acrescenta a OMS.

No seu comunicado, a OMS diz que o fim deste ressurgimento é "um novo marco no esforço do país para derrotar o Ébola" e elogia o governo, os parceiros e o povo da Serra Leoa pela resposta rápida a este novo surto.

No entanto, a organização avisa que a Serra Leoa, assim como a Libéria e a Guiné-Conacri, ainda estão em risco de novos ressurgimentos, sobretudo devido à persistência do vírus em alguns sobreviventes.

"É preciso manter uma vigilância forte e uma capacidade de resposta de emergência, assim como rigorosas práticas de higiene em casa e nos serviços de saúde, e uma participação comunitária ativa", pode ler-se no comunicado.

Para os sobreviventes, a OMS pede cuidados de saúde, rastreios e aconselhamento.

A Serra Leoa foi inicialmente considerada livre da transmissão de Ébola a 07 de novembro, a Guiné-Conacri a 29 de dezembro e a Libéria a 14 de janeiro.

A epidemia de Ébola na África Ocidental afetou 28.637 pessoas e matou 11.315 delas.

Iniciada em dezembro de 2013 na Guiné-Conacri, a epidemia propagou-se depois aos vizinhos Libéria e Serra Leoa, três países que concentraram 99% dos casos, bem como à Nigéria e Mali.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.