sicnot

Perfil

Eclipse solar

Eclipse solar

Um eclipse do Sol ocorrer esta sexta-feira. Em Portugal, será um eclipse parcial, isto é, o Sol estará apenas em parte coberto pela Lua.

  • Portugal a ver o eclipse
    3:06

    Eclipse solar

    Esta manhã, o dia despertou com um eclipse solar. Entre as oito e as dez horas, o sol ficou parcialmente escondido pela lua. De norte, a sul, passando pelas ilhas, o fenómeno pôs milhares de portugueses de olhos no céu.

  • E foi assim o eclipse
    0:34

    Eclipse solar

    Terminou o eclipse solar parcial, que foi visível em Portugal entre as oito e as dez da manhã. As nuvens dificultaram a visibilidade, mas ainda assim foi possível acompanhar o fenómeno. O dia escureceu ligeiramente e o sol foi ficando parcialmente tapado pela lua. O pico do eclipse solar foi atingido por volta das nove da manhã, quando o sol ficou coberto em 60%. Em vários pontos da Europa, África e Ásia centenas de pessoas juntaram-se para observar o fenómeno.

  • Turistas acorrem aos locais do mundo onde hoje ocorre um eclipse total do Sol
    2:36

    Eclipse solar

    Um eclipse total do Sol vai ocorrer hoje no extremo norte do Oceano Atlântico, nas ilhas Faroé (Dinamarca) e Svalbard (Noruega) e na região Ártica, indica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) na sua página na Internet. Em Portugal, como noutras zonas do mundo, será um eclipse parcial, isto é, o Sol estará apenas em parte coberto pela Lua. O eclipse está a originar um grande entusiasmo em vários países, sobretudo nos locais onde a visibilidade do fenómeno vai ser total.