sicnot

Perfil

Eclipse solar

Eclipse solar

Eclipse solar

Açores são melhor região do país para observar o eclipse de sexta-feira

Os Açores são a região do país com melhores condições para observar o eclipse parcial que ocorre na sexta-feira, revelou hoje fonte do observatório astronómico da região, que vai estar de portas abertas para quem quiser ver o fenómeno.

© Donald Chan / Reuters

"Aqui nos Açores temos realmente as melhores condições, as mais favoráveis, para observar este eclipse parcial", afirmou Pedro Garcia, técnico do Observatório Astronómico de Santana - Açores (OASA), em declarações à agência Lusa, acrescentando que nas ilhas de São Miguel e Santa Maria será possível observar 71% do eclipse, enquanto nas Flores e Corvo chega aos 80%.


Na próxima sexta-feira, a Europa vai poder ver um eclipse do sol, que será total para quem estiver no extremo norte do oceano atlântico, nomeadamente nas ilhas Faroé, Svalbard e na região Ártica, enquanto em Portugal será visto de forma parcial.


"O OASA irá estar aberto entre as 07:00 e as 09:00 da manhã [mais uma hora no continente], altura em que irá decorrer o eclipse. Vamos estar com todo o material necessário para receber quem quiser vir observar o fenómeno raro", disse Pedro Garcia, acrescentando que a entrada para maiores de 12 anos terá o custo de um euro. 


Em Ponta Delgada, o fenómeno terá início às 06:53 locais, com a lua a cruzar o limbo do sol quando este ainda está muito perto do horizonte, pelo que o fenómeno terá melhor visibilidade na ponta mais este da ilha de São Miguel. 


O máximo deste eclipse parcial irá acontecer às 07:49 locais no grupo oriental dos Açores (São Miguel e Santa Maria) e um minuto depois no grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico), com a lua a cobrir cerca de 77% do diâmetro solar. 


O técnico do OASA adiantou que a lua terminará a sua passagem às 08:50 locais, altura em que terminará o eclipse, alertando que a visibilidade do fenómeno está dependente das condições meteorológicas. 


"Irá notar-se, com bastante garantia, uma ligeira redução da luz. Irá escurecer um pouco e será visível nos Açores todos", explicou Pedro Garcia, alertando que é totalmente desaconselhado o uso de óculos escuros normais, radiografias ou CD para observar o sol.


Pedro Garcia adiantou que no OASA serão disponibilizados todos os materiais corretos para observar o fenómeno, bem como será dada uma breve explicação do que será possível observar. Nas restantes ilhas, estão a ser encontrados parceiros que possam disponibilizar óculos com lentes próprias para a observação do eclipse parcial.


O Observatório Astronómico de Santana - Açores, que integra a rede regional de Centros de Ciência, está sediado na ilha de São Miguel e é a única instituição do género existente nos Açores.


Está localizado no Pico dos Bodes, em Santana, vila de Rabo de Peixe, com vista alargada para o céu do hemisfério norte.


Segundo Pedro Garcia, o próximo eclipse parcial em Portugal só deverá acontecer em 2017 e eclipse total só no século XXIII.


Lusa
  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.