sicnot

Perfil

Eclipse solar

Cuidados a ter com eclipse solar

Cuidados a ter com eclipse solar

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia alerta para os riscos que representa a observação do eclipse solar, esta sexta-feira, entre as 8 e as 10 da manhã. Há cuidados que devem ser respeitados e as crianças constituem o maior grupo de risco.

  • Observar o eclipse solar sem proteção pode causar cegueira

    Eclipse solar

    O eclipse solar não traz riscos para a saúde, mas desperta curiosidade e a observação do Sol, sem a proteção adequada, pode trazer danos irreversíveis para a visão. Olhar para o Sol directamente e sem proteção é sempre perigoso, queima as células da retina e provoca lesões oftalmológicas graves. A observação do eclipse solar sem os devidos cuidados pode, no limite, provocar cegueira.

  • Cuidados a ter na observação do eclipse solar

    Eclipse solar

    O eclipse solar que vai ocorrer esta sexta-feira exige para a sua observação uma série de cuidados. Estes procedimentos de segurança são fundamentais para evitar qualquer dano ao nível da visão. A observação direta pode causar cegueira instantânea ou gradual, alerta o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

  • Agricultores de Trás-os-Montes preferem chuva ao eclipse
    2:42

    Eclipse solar

    A notícia do eclipse solar, que amanhã será visível em todo o país, se o tempo ajudar, ainda não tinha chegado às aldeias que visitámos em Trás-os-Montes. Quem trabalha no campo não demonstrou grande entusiasmo pelo evento. Dizem preferir a chuva que já está a fazer muita falta à agricultura.

  • Eclipse solar acontece sexta-feira, observação exige vários cuidados
    4:11

    Eclipse solar

    Um eclipse total do Sol vai ocorrer esta sexta-feira na região Ártica. Em Portugal, como noutras zonas do mundo, será um eclipse parcial, o Sol estará apenas em parte coberto pela Lua. Para observar o fenómeno correctamente, exigem-se vários cuidados. Em primeiro lugar, nunca olhe para o Sol diretamente, sem óculos especiais, algo que será bastante difícil de encontrar. As farmácias não os vão vender e há poucos locais onde é possível encontrar este utensílio imprescindível para uma correta observação do eclipse solar.

  • PS vai continuar a procurar entendimentos à esquerda
    1:38
  • Carlos César admite diálogo "mais fácil" com PSD de Rio
    1:36

    País

    O presidente e líder parlamentar do PSD diz que o partido não precisa de novos aliados, mas acredita que vai ser mais fácil dialogar com o PSD liderado por Rui Rio, Carlos César visitou esta segunda-feira as regiões afetadas pelos incêndios do ano passado, no primeiro dia das jornadas parlamentares dos socialistas.

  • 22 mortos devido a gripe H1N1 no Equador

    Mundo

    Uma epidemia de gripe H1N1 provocou a morte de 22 pessoas no Equador, onde estão diagnosticados perto de 500 casos, anunciou esta segunda-feira o vice-ministro da Saúde, Carlos Duran.

  • Benfica é o único clube português na lista dos mais ricos
    1:34
  • Papa pede perdão a vítimas de abusos por ter usado expressão "menos feliz"
    1:21

    Mundo

    No final da visita à América Latina, já no avião de regresso a Roma, o Papa Francisco pediu desculpa às vítimas de abusos sexuais no Chile. O líder da Igreja católica considerou que utilzou uma expressão menos "feliz" quando saiu em defesa do bispo Juan Barros, exigindo "provas" a quem o acusa de não ter agido.

  • Os três pontos de Ronaldo
    1:16
  • Decifrado pergaminho encontrado há 50 anos

    Mundo

    Investigadores israelitas reconstituíram e decifraram um dos dois manuscritos de pergaminhos do Mar Morto que nunca tinham sido interpretados desde que foram descobertos há meio século, anunciou a universidade israelita de Haifa.

  • Refeição de 1.100 euros em Veneza

    Mundo

    O centro de Veneza oferece os mais variados restaurantes. Com menu obrigatório, sem menu, com taxas, sem taxas, sentando ou em pé. Depois há aqueles restaurantes que cobram 1.100 euros por cinco pratos acompanhados por água. O caso aconteceu com quatro turistas japoneses, que depois de pagarem a conta, apresentaram queixa às autoridades. O presidente da Câmara da cidade italiana já disse que ia investigar a situação e, caso se confirmasse, prometeu que iria castigar os responsáveis.

    SIC