sicnot

Perfil

Eclipse solar

Eclipse solar

Eclipse solar

Observar o eclipse solar sem proteção pode causar cegueira

O eclipse solar não traz riscos para a saúde, mas desperta curiosidade e a observação do Sol, sem a proteção adequada, pode trazer danos irreversíveis para a visão. Olhar para o Sol directamente e sem proteção é sempre perigoso, queima as células da retina e provoca lesões oftalmológicas graves. A observação do eclipse solar sem os devidos cuidados pode, no limite, provocar cegueira.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Yiorgos Karahalis / Reuters

O olho humano possui naturalmente mecanismos de proteção contra as radiações eletromagnéticas. Mas está cientificamente comprovado que olhar para o sol sem proteção é sempre perigoso, queima as células da retina e provoca lesões oftalmológicas graves. Há fatores que aumentam esses riscos:


1.    Cristalinos mais transparentes nos mais jovens.

2.    Ausência de cristalino nas pessoas operadas a cataratas.

3.    Cirurgias oculares que enfraqueçam a retina.

4.    Existência de patologias retinianas prévias, como por exemplo associada a diabetes.

5.    Medicação com algumas substâncias como a ingestão de tetraciclinas.

6.    Aumento da temperatura corporal devido a fatores como febre ou mesmo clima de verão.

7.    Fundo ocular muito pigmentado que favorece o aumento de temperatura retiniana.



Créditos: http://oal.ul.pt/


Recomenda-se especial atenção aos mais novos


Os jovens e as crianças devem ser alvo de atenção especial. O nível de proteção da retina das crianças é menor do que a dos adultos, pelo que estão ainda mais suscetíveis a lesões oculares.


Como a queimadura provocada pela radiação não causa qualquer ardor ou sintoma no momento, corre-se o risco de não se perceber o que pode estar a acontecer.


Em comunicado enviado esta semana às escolas, o Ministério da Educação lembra que a observação do Sol "requer procedimentos de segurança corretos que, a não serem observados, terão como consequência graves riscos para a visão e, no limite, a cegueira". 


O Ministério avisa que o Sol "nunca deve ser observado diretamente sem filtros solares oculares", mais conhecidos como "óculos de eclipses", nem através de óculos escuros, vidros negros fumados, películas ou negativos fotográficos e radiografias.


A observação com óculos de proteção especial "nunca deve exceder períodos de 30 segundos", fazendo-se "sempre intervalos de três minutos de descanso".


A tutela sugere como método seguro de observação do eclipse a projeção da imagem do Sol num cartão, por meio de um orifício, ou a visualização da imagem projetada na sombra das árvores.



  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.